Chuva forte provoca estragos no Paraná

A forte chuva que caiu em diversas regiões do Paraná ontem causou muitos estragos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 20 ocorrências de alagamentos, sendo que quatro famílias tiveram que ser retiradas de suas casas. A chuva em excesso também provocou a interdição da pista na BR-376, na entrada da cidade, por cerca de duas horas. E o mau tempo pode ter sido a causa de um acidente entre um Kadet e uma carreta Scania, que resultou em três mortes.

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa teve muito trabalho para atender  chamadas. Bueiros entupidos e córregos que transbordaram foram as principais causas dos alagamentos das 21 casas atingidas. A maioria das ocorrências foi registrada nas regiões do Jardim Maracanã, Vila Cipa e Ronda. As famílias que tiveram de deixar as casas por causa dos estragos foram levadas para casas de parentes e amigos ou abrigadas em uma associação de moradores.

Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Lizandro Jacobsen, o ar quente e úmido que estava sobre o Paraná formou nuvens carregadas, levando chuva a todas as regiões. Foram registradas pancadas fortes com descargas atmosféricas em várias cidades, seguidas de precipitações moderadas. Os ventos atingiram cerca de 50 quilômetros por hora.

Em Curitiba e região metropolitana, o Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências de residências atingidas pela chuva. Ninguém ficou desalojado. Nas primeiras horas de domingo, segundo o Simepar, devem ocorrer pancadas de chuva na capital, mas o tempo melhora ao longo do dia e o sol pode aparecer no período da tarde. No norte pioneiro chove pela manhã. No oeste e sudoeste, o sol deve aparecer desde cedo. As temperaturas em Curitiba devem variar entre 14º e 20º.

Acidentes

O acidente que pode ter sido ocasionado pela chuva na região de Ponta Grossa aconteceu por volta das 10h30, na BR-376, sentido norte do Estado. O Kadet, placas LYV-7838, de Joinville (SC), conduzido por Helio Gonçalves Redivo, de 40 anos, colidiu de frente com o caminhão Scania, placas AAE 4797, de Reserva (PR), que era dirigido por Claudinei do Nascimento, 35 anos. Morreram no local o condutor do Kated e os acompanhantes, Adão Nilson Vargas, 39 anos, e Ivan Vargas, 40. Um terceiro passageiro foi levado ao Hospital Santa Casa, em Ponta Grossa, em estado grave.

Já no quilômetro 492 da mesma rodovia, a chuva forte também provocou o transbordamento do arroio Ronda, próximo ao viaduto do Santa Terezinha, uma das vias de entrada da cidade. A concessionária Rodonorte, responsável pelo trecho, interditou a pista nos dois sentidos da estrada por cerca de duas. Ainda na cidade, um deslizamento de terra afetou parte dos trilhos próximos ao desvio Ribas, atrás da empresa Cargil. Houve um semitombamento de um vagão da empresa ALL carregado de açúcar. Cerca de 50 quilos do produto vazaram. A via foi interrompida e os trens precisaram desviar por outros trechos.