ONG quer plantar 10 milhões de árvores em cinco anos

Plantar dez milhões de árvores pelo Brasil dentro de um período de cinco anos. Esse é um dos objetivos da recém-criada organização não governamental Evergreen Planet, idealizada pelo químico fitologista Lelington Lobo Franco, autor de diversos livros na área de fitoterapia.

“Em 2006, a ONU lançou um apelo para que um bilhão de árvores fossem plantadas no mundo em sete anos. Queremos fazer a nossa parte para que esse pedido seja cumprido, plantando pelo menos 10% do número de árvores sugerido”, comenta Lelington.

Para dar início às atividades, a ONG recebeu uma doação de uma área de cerca de 2,4 milhões de metros quadrados localizada de Morretes, no litoral do Estado. Serão produzidas no local sementes e mudas de árvores a serem enviadas para diversas partes do País.

“No Paraná, vamos incentivar o plantio de araucária, eucalipto e moringa (cuja semente contribui com a despoluição das águas). Entretanto, vamos produzir sementes e mudas de acordo com a necessidade de cada região do País. Para todas as regiões, também vamos enviar ipês e pau-brasil”, disse.

A idéia do químico fitologista é que as árvores sejam plantadas por pessoas que ingressem em universidades, como parte do procedimento de matrícula. Ele também pretende entrar em contato com prefeituras de grandes cidades para que estas destinem áreas específicas para que seja realizado o plantio.

“As árvores tornam o planeta mais respirável, pois absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio. A intenção é que todos se conscientizem disso e passem a contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirmou.

No futuro, os integrantes da ONG também pretendem criar um instituto de pesquisa de plantas medicinais. O mesmo deverá envolver o trabalho de biomédicos, químicos, farmacêuticos, biólogos e engenheiros florestais.