Paraná registra maior número de pretendentes a adoção

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informam que o Paraná é o estado com maior número de pretendentes a adoção de crianças. Ao todo, são 1.892 pessoas na fila do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), e 107 crianças disponíveis. Em Curitiba, a busca também é maior que o número de crianças. São 450 casais dispostos a adotar 20 crianças de zero a 5 anos disponíveis a cada mês.

Com o objetivo de se regularizar essa situação, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) lançou ontem, em Curitiba, a campanha Mude um destino, que prioriza a adoção consciente e chama atenção para a necessidade do processo ser realizado por intermédio do Poder Judiciário.

De acordo com o presidente da Amapar, Miguel Kfouri, a adoção é um processo que une duas partes carentes. “Precisamos mostrar a sociedade a necessidade de uma adoção consciente, correta e sem preconceitos. Temos inúmeras crianças a procura de pais, e também, muitos pais carentes de filhos, queremos que eles encontrem seus verdadeiros destinos”, explica Kfouri.

Para as autoridades, o medo de algumas mães impede que a criança seja encaminhada a lugares corretos para adoção. “É muito importante orientarmos as gestantes que manifestam o interesse em adotar seu filho. Elas não devem abandonar as crianças em portas de igrejas, por exemplo. É necessário procurar o Poder Judiciário para que o procedimento seja feito corretamente”, diz o coordenador nacional da campanha e vice-presidente da AMB, Francisco Oliveira Neto.

Lançada nacionalmente pela AMB, a campanha se iniciou em março de 2007. A primeira etapa alertou a população sobre a situação dos adolescentes que vivem em abrigos.

“Durante a primeira fase focamos os problemas das crianças que vivem em abrigos, principalmente a dificuldade na hora de partir dessas casas”, comenta. Maiores informações sobre a campanha e os tramites para adoção no Brasil podem ser encontradas no site www.amb.com.br/mudeumdestino.