Universidade do Mercosul se reúne em Curitiba

A Universidade Federal do Paraná irá sediar, entre os próximos dias 10 e 13 de setembro, o 7º Colóquio de Transformações Territoriais, evento promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), que reúne 22 universidades públicas de países membros e associados ao Mercosul.

Com o tema geral “Desenvolvimento, integração regional e território: marcos conceituais e de integração”, o 7º Colóquio de Transformações Territoriais terá a presença de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, entre elas economia, geografia, arquitetura, urbanismo, sociologia e engenharia.

A abertura está marcada para as 19 horas de quarta-feira (10/9), no auditório da Administração do Centro Politécnico da UFPR, localizado no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.

Realizado a cada dois anos, o evento tem como objetivo estimular o debate acadêmico e estreitar as relações entre estudantes, professores e pesquisadores das universidades associadas. Criada em 1991, a AUGM reúne universidades do Brasil (9), Argentina (8), Paraguai (2), Uruguai (1), Bolívia (1) e Chile (1).

“Trata-se de uma oportunidade ímpar para a promoção do intercâmbio e o aprofundamento das ações de integração, que irá permitir a troca de experiências e o conhecimento da realidade dos países envolvidos”, afirma a professora Olga Lúcia Freitas, do Departamento de Geografia da UFPR, coordenadora-geral do evento. “Às vezes, o que se vê são discursos a respeito da integração. Na AUGM, nossa ação é prática, concreta.”

A programação do 7º Colóquio inclui debates relacionados à integração regional, ao desenvolvimento territorial, ao Parlamento do Mercosul e à Universidade de Integração Latino Americana (Unila), entre outros assuntos.

Além das conferências e painéis, o evento irá promover sete mesas temáticas simultâneas. A íntegra da programação está disponível no site www.geografia.ufpr.br/7coloquio.

“Esse contato direto com especialistas de diferentes países é importante porque tende a ampliar ainda mais a nossa integração acadêmica com as demais universidades participantes”, avalia o professor Hideo Araki, vice-assessor de Relações Internacionais da UFPR.

Cerca de 220 trabalhos acadêmicos foram submetidos ao evento. Especialistas europeus, vindos de universidades da França e da Espanha, também estão entre os palestrantes.