Taxa de fumantes cai na capital paranaense

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde feito em 2007, 18% dos curitibanos fumam. A taxa é menor que a de 2003, quando a pesquisa apontou 21%. No entanto, os números ainda requerem atenção da sociedade para as doenças decorrentes do fumo.

Com esse foco, uma série de atividades marcou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, ontem, em Curitiba. Desde o início da manhã, profissionais de saúde, representantes dos setores  públicos e organizações da sociedade civil se mobilizaram  para orientar e conscientizar a população.

Cerca de 50 pessoas, entre funcionários do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além  de voluntários, encontraram uma forma de alertar a população quanto às conseqüências do fumo com bom humor.

Com roupas de palhaço, o grupo percorreu o trajeto entre o HC até a Boca Maldita, no centro da capital. Foi a 2.ª Palhaçada contra o fumo, promovida em parceria com a Associação Paranaense de Combate ao Fumo.

Para Renildo Meurer, um dos organizadores da passeata, a idéia é afirmar que fumar não tem graça. “A idéia da caracterização de palhaço não é chacotear ninguém, mas mostrar que as pessoas que fumam poderão perder o sorriso por causa das doenças que elas podem adquirir”, diz Meurer.