Marcha contra a violência na Boca Maldita

Rechaçar a violência e a discriminação. Esse foi o objetivo da marcha do III Fórum Humanista Brasileiro realizado ontem, na Boca Maldita, em Curitiba. Apesar da baixa adesão (cerca de 20 pessoas participaram da caminhada), os participantes, todos eles jovens, fizeram muito barulho na Rua XV de Novembro.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Régis Garrett, o objetivo do movimento é o de buscar a transformação social do mundo por meio de atos não-violentos, liberdade de crenças, desenvolvimento do conhecimento acima daquilo o que, segundo ele, é imposto como verdade absoluta, dentre outros. Garrett diz ainda que a caminhada seria um aquecimento para a marcha mundial, que será realizada em 2009, na Nova Zelândia.

A passeata serviu também como um convite para quem passava pela rua a comparecer e participar dos debates promovidos pelo fórum, que está sendo realizado na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante todo o final de semana.

Como os organizadores não haviam pedido permissão para a realização da marcha, a Polícia Militar pediu o adiantamento do início do evento. Não houve confusão.