Réplica da Torre Eiffel atrai turistas em Umuarama

Visitar a Torre Eiffel sem ter que ir a Paris. Essa sensação é possível em Umuarama, noroeste do Estado, graças à idéia de um empresário da cidade. Desde que ficou pronta, no final do ano passado, a réplica de um dos monumentos mais famosos do mundo recebe diariamente centenas de visitantes e já se tornou ponto de referência turística na cidade.

O empresário que idealizou a torre, Edson Ferrarin, conta que investiu cerca de R$ 180 mil, além de 30 toneladas de ferro e fibra de vidro, para construir a torre. Foram necessários 12 meses para levantar o monumento.

A torre de Umuarama apresenta uma proporção simétrica à original. Enquanto a torre francesa tem 324 metros de altura, a paranaense tem 32,4 metros. Já a largura da base da réplica tem 12 metros, exatamente 10% dos 120 metros da base da original.

Nos últimos meses, o número de visitantes ultrapassou o previsto pelo empresário. “O dia todo tem gente tirando fotos”, diz. De acordo com Ferrarin, nos finais de semana, quase 300 carros ficam enfileirados na entrada da chácara, na BR-323, onde a torre está instalada. A visitação é gratuita.

Ferrarin diz que a idéia de fazer a réplica surgiu depois que viajou pela última vez à França. “Fiquei impressionado com a beleza e a imponência da torre”, conta. De Paris, ele trouxe uma miniatura da Torre Eiffel, que serviu de base para projetar a réplica.

Para Ferrarin, a torre não chama a atenção apenas pela beleza. “O visitante encontra uma série de informações e curiosidades sobre a torre original”, afirma. Depois deste monumento, o empresário já planeja a construção de outro na região.

Até o final do ano, a intenção é apresentar a réplica de mais um ponto turístico da Europa – o qual ele não revela. Para essa nova idéia, o empresário já prevê a possibilidade de explorar comercialmente o potencial turístico.