Liderança

Curitiba é destaque em qualidade de vida no Brasil

Curitiba é a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado pelo Jornal Nacional e publicado ontem pelo jornal O Globo.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) pesquisou os 5.559 municípios brasileiros, considerou os avanços e retrocessos nas áreas de emprego e renda, educação e saúde e destacou Curitiba pelo desenvolvimento humano, social e econômico.

Para o prefeito Beto Richa, o resultado da pesquisa mostra que investir para melhorar a qualidade de vida das famílias curitibanas é decisão acertada. “Em 2005, iniciamos uma revolução na forma de administrar Curitiba, ouvindo as pessoas e priorizando as áreas da educação, saúde e desenvolvimento. O bom resultado de Curitiba no IFDM comprova que optamos pelo caminho correto”, diz Beto Richa.

Comparações

Para chegar ao IFDM, a Firjan comparou 12 estatísticas oficiais dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Curitiba apresentou crescimento econômico associado a boas políticas sociais e de urbanismo, segundo reportagem do jornal O Globo.

Na reportagem de Ana Paula de Carvalho, Curitiba apresentou taxas favoráveis na diminuição da mortalidade infantil, no aumento dos trabalhadores com carteira assinada e na menor taxa de analfabetismo do País.

Os serviços municipais nas áreas da educação e saúde são referência para o País e foram citadas na reportagem. “Na educação, Curitiba ocupa liderança no Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e possui a menor taxa de analfabetismo do País (3,38%)”, cita o jornal.

Outros indicadores nacionais e internacionais também apontam serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba como os melhores do Brasil. Nos últimos dois anos, Curitiba ficou em primeiro lugar no Ideb, indicador do governo federal que avalia o desempenho dos estudantes das escolas públicas de todo o Brasil.