UFPR conquista 8º lugar no ranking nacional de produção científica

A Universidade Federal do Paraná alcançou em 2007 o oitavo lugar no ranking de produção científica no país.

Conforme dados oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFPR publicou 530 artigos científicos internacionais no ano passado.

É a melhor posição da UFPR em toda a sua história. Em 2001, a universidade estava na 16ª posição. Em relação a 1995, o total de artigos internacionais publicados pela instituição cresceu 28 vezes -de 19 para 530.

A lista é liderada pela USP (4.804 artigos publicados). A UFPR divide a 8ª posição com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Todas as 22 primeiras instituições do ranking nacional de produção científica são públicas.

Segundo a professora Maria Consuelo Marques, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, a meta da universidade é chegar ao 5º lugar do ranking nos próximos anos.

"Estamos conseguindo esse avanço porque, em 2001, tínhamos 38% de doutores. Hoje, temos mais de 52% com dedicação exclusiva", informa Maria Consuelo. "São pessoas qualificadas e que têm tempo para pesquisar. Não adianta ter pessoas capacitadas e não disponibilizar de tempo para que possam atuar."

A pró-reitora afirma que a UFPR pretende alcançar um percentual de 80% professores doutores. Outra meta da instituição é que todos os departamentos tenham pelo menos um curso de mestrado ou de doutorado.

Enquanto o mundo apenas dobrou sua produção científica entre 1981 e 2007, o Brasil conseguiu, no mesmo período, aumentar nove vezes sua produção. "E nós, da UFPR, conseguimos dar um salto ainda maior, de mais de 20 vezes", observa a professora Maria Lúcia Masson, coordenadora de programas Stricto Sensu da universidade.

"Nossos professores estão produzindo pesquisas de impacto, cuja qualidade atende a critérios internacionais", diz Maria Lúcia. "Esses números são resultado de um esforço coletivo. A UFPR tem potencial para avançar ainda mais."

Brasil em 15º lugar

Na última semana, a Capes e o Ministério da Educação revelaram que o Brasil está na 15ª colocação no ranking da produção científica mundial. Com 19.428 artigos publicados em 2007, o país responde por 2,02% do total da produção científica no mundo.

De acordo com o levantamento do Institute of Scientific Information, o Brasil supera países como Suíça (1,89%) e Suécia (1,81%), e aproxima-se da Holanda (2,55%) e da Rússia (2,66%).

Os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 30,95%, seguidos pela China, com 9,33%.  O Brasil lidera o ranking entre as nações latino-americanos, seguido pelo México, que aparece na 28ª posição mundial.

Voltar ao topo