Licitação deve melhorar manejo ambiental de parque em Maringá

A Prefeitura de Maringá deve abrir hoje os envelopes com as propostas de quatro Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), interessadas na concessão de gestão do Parque do Ingá.

Quem vencer o processo de licitação terá de implementar as ações técnicas previstas pelo Plano de Manejo do parque, que visa a conservação ambiental do local.

O edital foi comprado por uma organização de Maringá, uma de Belo Horizonte (MG) e duas de Curitiba.

A Oscip que tiver o maior tempo de gestão de unidades de conservação ambiental deve ser a vencedora do processo. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, Diniz Afonso, a idéia da concessão é de que a renda gerada pelo parque, com visitações e atividade educativas, sejam aplicadas no próprio local.

O secretário conta que a medida foi projetada nos mesmos moldes do que já é realizado no Parque Nacional do Iguaçu. ?Antes disso, os recursos advindos do Parque do Iguaçu iam para a os cofres federais e o dinheiro, muitas vezes, não voltava. Também queremos evitar que isso aconteça com os recursos do Ingá?, pondera.

Segundo a bióloga gerente do Parque do Ingá, Anna Christina Esper Faria, o edital foi elaborado conforme o que rege o Plano de Manejo. A bióloga conta que a revisão do Plano de Manejo é resultado de um trabalho de dois anos, que envolveu mais de 30 doutores especialistas e 70 profissionais da área ambiental.

De acordo com a gerência do parque, existe uma legislação que exige que o plano seja revisado a cada cinco anos. Contudo, o Plano de Manejo não era atualizado há 12 anos. Anna Christina conta que, durante a última revisão, foram contabilizadas 47 espécies vegetais. Já o atual estudo registrou 339 espécies, das quais 5% são espécies ameaçadas de extinção.

Uma das ações previstas pelo Plano de Manejo é desativação do mini-zoológico, devido ao espaço insuficiente para abrigar os animais. ?A maioria dos recintos estava fora dos padrões de exigência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natuarias Renováveis). Alguns estavam sem pares, sozinhos?, conta Anna Christina.