Trinta pessoas líderes criam o Amigos do Bairro

em dezesseis bairros que compõem a regional de Santa Felicidade, em Curitiba, é o principal objetivo da recém-criada associação Amigos do Bairro, formada por trinta pessoas que se destacam como líderes comunitários na região.

O administrador de empresas Mauro Ignácio, um dos idealizadores da entidade, conta que a associação, que atualmente funciona em uma sede provisória na Rua Vereador Toaldo Túlio, no bairro São Braz, deve beneficiar cerca de 155 mil pessoas. “Junto com as associações dos dezesseis bairros, vamos trabalhar para identificar e resolver problemas da regional”, afirma.

Entre os principais problemas do local estão: áreas de invasão que precisam ser regularizadas, falta de creches e de redes de esgoto em comunidades carentes, poluição de rios e demora de atendimento nas unidades de saúde. A segurança também é um fator que preocupa.

Segundo Mauro, a região está sendo vítima de muitos assaltos e arrombamentos de residências. “O pessoal reclama muito, mas não se mobiliza para melhorar a situação. Nossa intenção é lutar pela instalação de novos módulos policiais na região”, conta. A associação deve sobreviver com recursos dos próprios integrantes. Todos os problemas identificados devem ser levados à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Com diretoria executiva e conselho fiscal constituídos, a primeira iniciativa da associação deve ser a organização de um passeio ciclístico, no início do próximo mês, onde serão arrecadados alimentos a serem doados às comunidades carentes. “Também estamos com a intenção de promover campanhas de Natal e fazer com que, a partir do ano que vem, o espetáculo da Paixão de Cristo passe a ser realizado no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade”, adianta Mauro.

Voltar ao topo