Curitiba ganhará ciclofaixa em 2008

Saudável, sem gastos, sem poluição e sem barulho. Com esses argumentos, o movimento Bicicletada se reuniu ontem com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, para enfatizar os benefícios do uso do meio e pedir melhorias para os ciclistas no trânsito da cidade. Entre as reivindicações, o grupo pediu mais segurança aos ciclistas, participação no grupo de estudos sobre mobilidade urbana e bicicletários em terminais de ônibus.

Durante o encontro, o prefeito anunciou a ampliação de 30 quilômetros de ciclovias e, para o ano que vem, uma ciclovia na Avenida Juscelino Kubitschek, que será a maior de Curitiba, com dez quilômetros. A primeira ciclofaixa (via para bicicletas) da cidade será implantada na Rua Marechal Floriano, no trecho que liga o Parque Náutico ao viaduto sob a BR-116, onde hoje há estacionamento para automóveis. As obras devem ficar prontas até maio de 2008. ?Onde houver possibilidade, não há por que não ampliar o espaço às bicicletas?, afirmou o prefeito, ressaltando que a dificuldade está em adequar algumas vias à causa.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto, o plano de mobilidade urbana será entregue em novembro, para sugestões da população. ?Não podemos esquecer do transporte coletivo, que tem uma demanda muito maior que motoristas e usuários de bicicletas?, destacou. O edital de licitação para ocupação de seis bicicletários pela cidade deve ser aberto pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) até dia 30.

Voltar ao topo