Reajuste do EstaR recebe críticas dos motoristas

Como em qualquer aumento de taxas, o curitibano não gostou do reajuste no valor do cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Ontem foi o primeiro dia que o cartão passou a custar R$ 1 (até a semana passada, era R$ 0,75). A redução do limite de duas para uma hora para estacionar o carro em uma mesma quadra também não agradou. O primeiro dia da nova regra rendeu até aviso de infração para condutores que foram pegos de surpresa pelas novidades.

O motorista Jurandir Lopes recebeu ontem um aviso de infração de uma agente de trânsito, pois não havia entendido que depois de uma hora tinha que trocar seu carro de quadra e não apenas de vaga (ele estacionou na Rua Cândido Lopes). Antes de receber o aviso, Lopes se mostrou indignado por conta do reajuste. ?Além da gente ter que pagar o EstaR, ainda tem que dar dinheiro para o guardador de carro. Como é que eu vou deixar o carro em estacionamento particular se vou para vários lugares o dia todo??, reclamou.

Segundo a assessoria da Urbs, nessa primeira semana, os agentes de trânsito devem apenas orientar os motoristas e não aplicar avisos de infração. Com as mudanças, o sistema de multas continua o mesmo, mas o valor do aviso aumentou: primeiramente, o motorista que estiver em desacordo com a sinalização do EstaR recebe o aviso no valor de R$ 10 (antes era R$ 7,50) e tem três dias para regularizá-lo. Caso isso não aconteça, receberá a multa prevista no Código Brasileiro de Trânsito, que é de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.

O autônomo Sílvio da Maia, que estacionou seu carro ontem na Rua Marechal Floriano Peixoto, também estava insatisfeito com o novo valor. Ele conta que depende do carro para trabalhar e acaba gastando muito com a taxa. ?Acho o valor um absurdo. Qual a benfeitoria que a Prefeitura faz com o dinheiro do EstaR??, indagou.

A justificativa da Urbs para o reajuste e o limite de uma hora para o EstaR são os custos do sistema e o aumento da frota aliados à necessidade da democratização do espaço público – o que leva à necessidade de maior rotatividade. Segundo a empresa, circulam no Centro de Curitiba cerca de 400 mil carros em apenas um dia. Há sete mil vagas de EstaR. Apenas sete quadras terão esse limite de uma hora – segundo a Urbs, são quadras onde havia maior demanda de rotatividade no EstaR.

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