Romaria da Terra no PR lembra juventude da roça

A vida da juventude da roça é o tema escolhido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) para a 17.ª Romaria da Terra, que acontece amanhã, no município de Palmeira, a 70 km de Curitiba. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 30 mil pessoas no evento.

“Além da oração, a Romaria tem também o objetivo de promover a reflexão sobre a atual conjuntura econômica agrícola, a política agrícola e a pequena agricultura familiar”, explica o bispo auxiliar de Curitiba e vice-presidente da CPT nacional, dom Ladislau Biernaski, acrescentando que a idéia ainda “é animar os jovens para que se formem cooperativas e associações no campo e assim não haja êxodo rural.” A CPT estima que 80% da população brasileira more na cidade e apenas 20% no campo. “Há 50 anos era o contrário”, lembra.

Uma das principais conseqüências da migração para o meio urbano é o aumento da violência nas cidades, desemprego e queda na qualidade de vida. “Escolhemos realizar a Romaria em cidades que estão fora do circuito da mídia e que enfrentam problemas como a não realização da reforma agrária”, explica o secretário-executivo da CPT, Jelson Oliveira.

No caso de Palmeiras, município escolhido para a 17.ª edição do evento, 44% da população (13.592 mil habitantes) vive no campo e 55% das receitas do município vêm da agropecuária, segundo dados do Censo 2000. Além disso, 26,7% da população tem entre 15 e 29 anos de idade e, desse total, 43,76% vive no campo.

Marcos Levandoski, 22 anos, é um dos que ainda vivem na área rural de Palmeiras. “Uma das nossas maiores dificuldades é a educação, onde o que é ensinado não é voltado à agricultura familiar. Também a tecnologia desenvolvida no meio rural serve para as grandes propriedades e não para as pequenas”, critica. Segundo ele, “90% dos jovens querem permanecer no campo. “Na falta de perspectiva, muitos buscam alternativas na cidade”, lamenta ele.

Na Romaria, serão coletadas assinaturas para a campanha pela emenda constitucional que limita o tamanho da terra por proprietário, na tentativa de desconcentrar as áreas rurais no País. Estima-se que os grandes latifúndios, que representam apenas 2,8% dos imóveis rurais, ocupem 56,7% das terras agricultáveis.

Programação

A abertura está marcada para às 8h, na Colônia Francesa, em Palmeira, onde acontece a cerimônia ecumênica. Às 10h30, haverá caminhada de três quilômetros até o Centro de Exposições de Palmeira, onde acontece paralelamente a Feira de Sementes e Alimentos Agro-ecológicos. O encerramento está marcado para às 16h.

Voltar ao topo