11,6% dos candidatos já estão fora do vestibular da PUC

Apesar de alguns incidentes, relacionados principalmente à chuva, o último dia do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) transcorreu com poucos atrasos e número de ausências dentro da média esperada pela instituição. A exemplo do que aconteceu no sábado, ontem também houve tolerância para fechamento dos portões de até 10 minutos (à tarde), facilitando a entrada de muita gente que chegou em cima da hora. Nesta edição do vestibular, a PUC registrou 1.639 ausências nos dois dias de prova em todo o estado, ou seja, 11,6% dos 14,1 mil inscritos.

Pela manhã, por conta da Maratona de Curitiba – que fechou algumas ruas nos arredores da PUC -, os portões foram fechados oito minutos após o horário previsto. Quem estava atrasado pôde responder às questões fora dos seus locais de prova, o que geralmente é aceito pela instituição somente no primeiro dia do vestibular. Mesmo assim, a mudança foi permitida para evitar que os candidatos demorassem ainda mais procurando as salas. Além de Curitiba, o concurso também foi aplicado nos campi de São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá.

Atropelada

Em Curitiba, uma candidata que corria para chegar a tempo foi atropelada na rua em frente ao campus. Rapidamente recebeu os primeiros-socorros e, por segurança, foi transferida para o Hospital Universitário Cajuru. Após exames constatarem que passava bem, a vestibulanda de Publicidade realizou a prova no próprio hospital. A aluna foi acompanhada por fiscal e teve o mesmo tempo de prova que os demais candidatos.

Resultado deve sair na sexta

Por conta da chuva justamente no horário de entrada para as provas da tarde, por volta das 13h, a tolerância para fechamento dos portões chegou a 10 minutos. Em São José dos Pinhais, a mesma chuva causou o destelhamento em pequena área do campus, ocasionando a transferência de uma das turmas para outra sala. Mesmo com os incidentes, os organizadores consideraram que o concurso foi realizado dentro da normalidade. ?Foi tudo tranqüilo, mesmo com a chuva e a maratona; não tivemos prejuízos?, constatou o diretor de Atenção ao Estudante, Sérgio De Angelis (foto).

A prova de Redação foi composta por dois textos: no primeiro, o candidato interpretou um gráfico sobre ?o que os executivos esperam do futuro?; o outro tema foi ?a falta de água no mundo?. O gabarito das provas está disponível no site  www.pucpr.br. A divulgação do resultado do vestibular está prevista para sexta-feira.

Poucas faltas na UTFPR

Dos 5.613 candidatos previstos para o processo seletivo dos cursos técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado na manhã de ontem, 179 faltaram à prova. O índice de ausência de 3,2% foi considerado abaixo da média pelo professor Hans Peters, presidente da Comissão de Fiscalização e Aplicação de Exames de Seleção e Vestibular da instituição. ?O número nos surpreendeu, já que a média de ausência fica geralmente entre 4% e 5%.?

O motivo das poucas faltas, acredita o professor, deve ser atribuído aos cursos novos. Curitiba ofertou pela primeira vez vagas para os cursos de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Construção Civil, Mecânica, Eletrônica e Segurança do Trabalho.

Os candidatos ainda concorreram aos cursos da UTFPR oferecidos nos campi de Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira e Pato Branco, totalizando oito unidades com 902 vagas distribuídas entre 19 cursos.

Voltar ao topo