Ruídos podem aumentar risco de acidentes

Exercer atividade profissional em ambientes barulhentos não é apenas estressante. Um estudo realizado recentemente pelo pesquisador Adriano Dias, de São Paulo, em parceria com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelou que a incidência de ruídos pode contribuir de maneira significativa para a ocorrência de acidentes de trabalho.

Segundo Adriano, ruídos de nível médio, ou seja, entre 85 e 90 decibéis, podem aumentar as chances de ocorrência de acidentes em até 40%. Já ruídos fortes, acima de 90 decibéis, fazem com que as possibilidades de acidentes sejam até 91% maiores. ?Durante a realização do estudo, ouvimos 600 pessoas vítimas de acidentes de trabalho em um pronto-socorro de Piracicaba (SP). Chegamos à conclusão que pelo menos 20% das ocorrências poderiam ter sido evitadas se as vítimas trabalhassem em ambientes menos insalubres?, afirma.

Na opinião da especialista em saúde ocupacional e professora do setor de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Denise Maria Vaz Romano França, os ruídos contribuem com a ocorrência de acidentes porque, quando indesejados, são capazes de reduzir a concentração e aumentar o cansaço, a fadiga e a irritabilidade. ?Além de tudo isso, existem os problemas auditivos que podem aparecer em função da permanência prolongada em ambientes ruidosos. Os principais deles são perda auditiva, zumbido no ouvido, dificuldade de compreensão da fala e sensação de ouvido trancado ou abafado?, comenta a professora. ?Atualmente a saúde ocupacional está sendo levada mais a sério dentro das empresas, e muitas delas garantem proteção auditiva a seus funcionários. Porém, ainda existem pessoas que trabalham desprotegidas, seja por negligência própria ou do empregador.?

Para evitar os acidentes e os problemas auditivos, Denise diz que é importante as empresas manterem os programas de controle médico e saúde ocupacional. Através destes, devem ser realizados controles dos níveis de ruído nos ambientes de trabalho, fornecidos protetores auditivos aos trabalhadores e garantida a realização periódica de exames de audiometria. ?Por lei, a audiometria deve ser obrigatoriamente admissional, periódica e demissional?, informa. 

Voltar ao topo