Museu de Arte Contemporânea abre exposição de Raul Cruz

Raul_Cruz_08.jpgPara montar uma retrospectiva de como o acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi montado ao longo dos seus 36 anos de fundação, a diretoria desafiou seus próprios funcionários a puxarem pela memória e traçar um perfil das 1432 obras que compõem este acervo. "As Caras do MAC" mostra essa pesquisa que teve como fonte diretores, curadores e artistas plásticos, a partir do dia 7 de abril, às 19 horas.

De acordo com a diretora do MAC Eleonora Gutierrez, paralela à produção artística, aos movimentos e às profundas mudanças no cenário cultural do país, essas obras de arte foram adentrando e compondo uma coleção diversificada, representativa e multifacetária: As Caras do MAC.

Raul Cruz

A outra exposição inaugurada na mesma data mostra desenhos do artista plástico Raul Cruz (1957 ? 1993). Muitos inéditos, boa parte da série de desenhos dos anos 1988 e 89, estarão nessa mostra. Raul Cruz produziu desenhos em nanquim, lápis e sangüínea sobre papel, onde a figura humana tinha um papel fundamental. "No início da democracia e final da ditadura militar, alguns artistas plásticos iniciaram uma série de discussões com bases ideológicas, sobre o papel da arte no contexto histórico do país. Raul Cruz foi um deles", conta o crítico de arte Geraldo Leão.

Com exemplos de vários períodos da produção do artista, a exposição do MAC oferece uma ampla visão que vai desde o cotidiano dramático de figura solitárias até desenhos homoeróticos.

Encontros

Complementado as duas exposições, o museu promove os "Encontros no MAC", com os curadores, dias 18 de abril, Raul Cruz ? O Belo de Raul, dia 23 de maio, Raul Cruz ? Desenhos, e dia 23 de junho, As Caras do MAC, sempre às 17h30, abertos ao público com entrada franca.

Serviço
Exposições: As Caras do MAC
Raul Cruz – Desenhos
Museu de Arte Contemporânea
Rua Desembargador Westphalen, 16
De 7 de abril, às 19 horas até 30 de junho,
de terça a sexta-feira, da 10h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 10 às 16 horas.
Abertas ao público com entrada franca. Visitas monitoradas em geral e para portadores de deficiência visual ou necessidades especiais podem ser agendadas pelo telefone (41) 3323 5265

Encontros no MAC
Dia 18 de abril, Raul Cruz – O Belo de Raul
Dia 23 de maio, Raul Cruz – Desenhos
Dia 23 de junho, As Caras do MAC
Sempre às 17h30, abertos ao público com entrada franca

Voltar ao topo