Colégio propõe criação de bosque-escola

A revitalização de um bosque abandonado, em frente ao Colégio Estadual Elza Scherner Moro, é o principal assunto discutido nos últimos meses pelos alunos da escola, situada nas Moradias Holtmann, em São José dos Pinhais. No ano passado, alunos da 6.ª série apresentaram um projeto para tornar o bosque uma extensão da escola. Recebeu o nome de Integração Comunidade Bosque Escola (Incoboe) e foi adotado pelos alunos e moradores da região. Além de se tornar local para aulas e atividades para os estudantes e a comunidade, o bosque deixaria de ser abrigo para vândalos.

A idéia dos alunos da 6.ª série B acabou sendo absorvida por todo o colégio, que já utiliza o bosque como cenário para algumas atividades. "O bosque está mal conservado, com muito lixo. Ainda tem a questão da segurança. Essa visão do pré-adolescente nos deu ânimo para tocar este projeto", conta a professora Carla Gomes da Silva, que está ajudando no desenvolvimento do projeto ao lado dos diretores Vilma Casimiro Silva e Resciel Gerson dos Santos e dos professores Rafael Silva Lima, Isaura Mattos e Paulo Gomes da Silva.

Os estudantes e os professores formularam uma proposta para transformar o bosque em um espaço educacional e social, com plena integração com a comunidade. Aproveitando a estrutura do lugar, sem a derrubada de qualquer árvore, seriam construídas uma estufa, concha acústica, sala multiuso (para aulas e cursos voltados à comunidade), área para ginástica, Casa da Leitura (para incentivar o hábito nos alunos e moradores da região), hortas comunitária e escolar. O projeto visa ainda recuperar um córrego que passa ao lado do bosque, um afluente do Rio Pequeno.

A professora Isaura Mattos destaca que o bosque-escola traria muitas vantagens para a educação dos alunos e à própria comunidade, que não precisaria lidar mais com o vandalismo presente no bosque, principalmente à noite.

Viabilidade

O projeto Incoboe já foi apresentado ao secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, durante a feira Educação e Consciência. Agora, o colégio está negociando com a Prefeitura de São José dos Pinhais a viabilidade da implantação do Incoboe. O diretor do Departamento de Projetos Urbanos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Adão Cetnarfki Neto, explica que a Prefeitura já tinha elaborado um destino para o bosque, que seria transformado em área de lazer. Diante da proposta desenvolvida pelo colégio, o projeto está sendo refeito. "A escola propunha algo mais pedagógico; a Prefeitura, mais de lazer. Então, vamos mesclar os dois. Estamos refazendo o projeto, que deve ficar pronto daqui a 20 a 30 dias", esclarece. Quando ficar pronto, será avaliado pela escola e pela comunidade. Se for aprovado, a Prefeitura dará o encaminhamento devido ao processo de licitação para a revitalização do bosque.

Voltar ao topo