Cidade ganha Farmácia Popular

Curitiba vai integrar o programa de Farmácia Popular do Ministério da Saúde. A unidade paranaense será inaugurada hoje, às 11h, na Rua Cândido Lopes, 208, no centro. Ainda hoje, o ministério entrega outras seis farmácias: em Recife, Olinda, Belém, Fortaleza, Teresina e Distrito Federal. Com isso, o programa chega a 38 unidades em 15 cidades, sendo a alternativa de acesso barato à medicação – preços até 85% menores – para mais de 30 milhões de pessoas.

A Farmácia Popular é gerenciada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e beneficia pessoas com dificuldades para fazer o tratamento por causa do preço dos remédios. Através do programa, os produtos são adquiridos pela Fiocruz em laboratórios públicos e privados, e repassados à população pelo valor de custo. Em nove meses, o programa já disponibilizou mais de 4,6 milhões de medicamentos, entre 91 itens diferentes. Os maiores beneficiados são cidadãos que sofrem com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas gástricos. Entre os dez medicamentos mais procurados, oito são indicados para esses problemas.

Para ter acesso ao programa basta o usuário apresentar receita médica ou odontológica prescrita por profissionais da rede pública ou particular. Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população deve ligar para o Disque Saúde (0800 61-1997) ou acessar a página do Farmácia Popular na internet (www.saude.gov.br/farmaciapopular).

Unidades

Na Farmácia Popular as estruturas das unidades são diferenciadas, permitindo atenção farmacêutica adequada e a realização de ações educativas. A nova unidade da cidade contará com nove funcionários, entre farmacêuticos, atendentes e auxiliares. Todas as farmácias da rede são equipadas com aparelhos de televisão e vídeo, onde são exibidas campanhas educativas do Ministério da Saúde, como combate à dengue, DST/Aids, entre outras.

O programa já possui unidades funcionando em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Vitória da Conquista (BA), Itabuna (BA), Caxias do Sul (RS), Manaus e Goiânia. A previsão do Ministério da Saúde é que nos próximos meses mais 40 farmácias estejam em funcionamento no País. Para isso, o ministério firmou convênio com entidades filantrópicas e também habilitou parceiros estaduais e municipais.

O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 8h às 12h, aos sábados.

Voltar ao topo