Dieta dos pontos

Morre o doutor Alfredo Halpern, do programa Bem Estar

O endocrinologista Alfredo Halpern, 74 anos, morreu nesta quarta-feira. Há um ano ele lutava contra um câncer de pâncreas. Halpern era professor-livre docente da Faculdade de Medicina das USP e criador da dieta dos pontos. Com este projeto ele se tornou um dos endocrinologistas mais respeitados do país.

A credibilidade lhe trouxe o convite para ser consultor do programa Bem Estar da TV Globo. Autor de livros e comunicador ativo na área médica, conquistou popularidade também entre pacientes ao combater fórmulas mágicas para emagrecimento e dietas radicais. Como forma de homenagem, a edição desta quarta-feira do Bem Estar foi dedicada às ideias do médico.

Halpern terminou a graduação em medicina em 1966 na própria USP e iniciou sua especialização em endocrinologia em 1969.

Trabalhou no pronto-socorro do Hospital das Clínicas até 1973, depois se transferiu para o departamento de Clínica Médica, onde permaneceu até morrer.

Fez doutorado em 1973 e tornou-se professor efetivo da USP em 1986. Na universidade, criou o grupo geral de endocrinologia, em 1977, e instituiu uma disciplina sobre obesidade no programa de pós-graduação. Durante 15 anos, foi orientador de vários doutorandos e mestrandos na área.

Também foi ativo produtor de literatura médica. É autor de mais de 200 artigos científicos, além de livros para leigos, como Entenda a Obesidade e Emagreça e Obesidade, que juntos vendaram mais de 300 mil exemplares.

Voltar ao topo