Solta o som

Música vira personagem de destaque em novelas

A teledramaturgia sempre contou com a música, seja para embalar uma cena romântica ou mesmo intensificar o clima de suspense de algumas sequências. Mas, ultimamente, é comum ver as canções ocupando um espaço de mais destaque nas produções, muitas vezes se tornando um dos pontos principais dos projetos. Caso, por exemplo, da série Mr. Brau.

Para inserir a música com tamanha importância dentro de um folhetim ou projeto de série, é preciso ter profissionais diferenciados na equipe. Lázaro Ramos e Taís Araújo, que interpretam os personagens principais de Mr. Brau, contam com a orientação do coreógrafo baiano Zebrinha, que é quem ensaia os passos dos shows e dos clipes em que a dupla aparece no programa. “É um trabalho que exige bastante dedicação e entrega dos atores. É literalmente uma dupla jornada, porque demanda uma preparação intensa”, analisa Zebrinha.

Outro exemplo é a novela infanto-juvenil Cúmplices de Um Resgate, do SBT. “Contamos a história de dois grupos musicais. Os telespectadores acompanham todo o processo de formação de uma banda, com ensaios, shows e gravação de videoclipes”, explica Iris Abravanel, autora da trama.

Malhação também aposta na música para atrair a atenção do público. Principalmente os adolescentes. Na história, há uma banda formada pelos alunos dos colégios Leal Brazil e Dom Fernão, cuja vocalista é a antagonista Ciça (Julia Konrad). Mas, a atriz já tem uma relação bem antiga com o canto. “Cresci na Argentina, onde o teatro musical é muito forte. Me apaixonei e, desde então, música e atuação sempre andaram muito juntas na minha vida”, conta.

Já Juliano Cazarré nunca imaginou ganhar a vida soltando a voz. Mas vem ganhando cada vez mais espaço na pele do disputado MC Merlô de A Regra do Jogo. E assume que um detalhe o deixa mais à vontade na hora de se aventurar no palco do Morro da Macaca, onde se passa boa parte da história escrita por João Emanuel Carneiro. “Não sou cantor, mas o funk permite que um ser desafinado como eu cante e funcione bem na proposta. Não tem nota pra alcançar, o mais importante é o ritmo”, avalia.

Voltar ao topo