Zumbi e Dandara

Regional Pinheirinho recebe a 1ª Mostra de Cultura Afro

As atividades da 1ª Mostra de Cultura Afro, na Regional Pinheirinho, em Curitiba, iniciam na próxima segunda-feira (16). O evento terá uma performance sobre os líderes Dandara e Zumbi dos Palmares.

Durante a semana serão oferecidas oficinas de capoeira, máscaras e dança afro e, no sábado  (21), grupos de cultura afro da regional se apresentam na Praça Zumbi dos Palmares. Todos os eventos são gratuitos.

A Mostra é realizada pelo Grupo Baquetá, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e da Lei de Incentivo a Cultura.

Zumbi e Dandara

Zumbi nasceu livre. Mas foi capturado por volta dos 7 anos de idade e entregue aos padres jesuítas, que o batizaram e lhe deram o nome de Francisco. Aos 15 anos, fugiu para viver no Quilombo dos Palmares e se tornou o principal representante da resistência negra à escravidão no Brasil colonial.

Dandara foi esposa de Zumbi e mãe de seus três filhos. Dominava técnicas de capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres nos ataques ao quilombo dos Palmares. Embora não haja registros sobre seu nascimento e poucas informações a seu respeito, acredita-se que chegou no Quilombo ainda menina.

Dandara suicidou-se em 6 de fevereiro de 1694, após ser capturada e levada como escrava. Zumbi foi capturado e degolado em 20 de novembro de 1695. A data de sua morte marca o Dia da Consciência Negra no Brasil.

A palavra quilombo é originária do idioma africano, que significa: sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades.

Atualmente existem  mais de 2 mil comunidades quilombolas no país (86 somente no Paraná).

Veja mais informações sobre a Mostra de Cultura Afro.

Voltar ao topo