Matéria sobre o tráfico

Repórter da Globo preso com 240 quilos de cocaína de mentira

Uma reportagem sobre tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia acabou com a equipe de reportagem presa, na noite de segunda-feira (12). O jornalista Alex Barbosa, da afiliada da TV Globo no Mato Grosso, além de dois funcionários da TV Centro América e um motorista boliviano, foram presos por policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Polícia Militar (PM) do Mato Grosso que combate o tráfico com 240 quilos de pó de gesso, que simulava cocaína.

A reportagem estava sendo feita para o Jornal Nacional que simulava o transporte de drogas pela fronteira entre a Bolívia e o Brasil. Em depoimento à Polícia Federal, a equipe de reportagem explicou que o objetivo era mostrar a fragilidade do combate às drogas na fronteira.

Divulgação
Cocaína falsa: PF já constatou que se trata de pó de gesso.

Eles estavam usando dois veículos, modelos Gol e Parati, e foram abordados pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) quando trafegavam pela BR-070. Eles foram conduzidos para a delegacia da PF no município de Cáceres. Foi constatado pela Polícia Federal que o material transportado não era cocaína, mas ainda será feita uma análise pelo Setor Técnico-Científico da PF em Cuiabá.

Alguns sites da região estão conjecturando que a equipe só foi detida porque a polícia foi avisada sobre a ação da equipe de reportagem. Isso porque o Ministéria Público Federal havia sido notificado de que a matéria seria feita. De alguma forma a informação teria sido repassada aos policiais.

Paraná Online no Facebook