Solidão coletiva

Ensaio cênico sobre a cegueira nas ruas de Londrina

Performance ao ar livre traz participantes vendados, cobertos de argila da cabeça aos pés, para chamar a atenção sobre a petrificação do humano e outros aspectos como a violência e as formas de poder. Intervenção começa no Centro Cívico de Londrina

No corpo desnaturalizado, a solidão coletiva dos homens que já preferem não ver. O espetáculo Cegos, do Desvio Coletivo (São Paulo – SP), uma das atração de segunda-feira (5) no Festival de Dança de Londrina, aborda o empobrecimento da experiência humana e o aprisionamento da vida moderna, em uma performance urbana de alto impacto visual.

A aliança entre a coreografia lenta, o uso de quase 340 quilos de argila sobre os participantes (vendados) e o cenário urbano real compõem um conjunto poderoso, que impõe a crítica sobre o cotidiano massificado da cidade diante de uma realidade de brutalidades reais ou simbólicas.

Tendo no currículo uma multidão de participantes e espectadores nas mais de 30 cidades onde a intervenção ocorreu, no Brasil e no exterior, “Cegos” investe no estranhamento como principal ferramenta para intervir poeticamente na rotina urbana. Tudo isso aliado a atrativo extra: o público participa junto dos integrantes do Desvio Coletivo da performance.

Este elenco que se integra ao grupo paulistano passou por oficina de dois dias com Marcos Bulhões e Priscilla Toscano, codiretores do espetáculo. Durante o curso, eles conduziram uma série de jogos performativos com o objetivo de levantar possibilidades simbólicas e de conceber uma coralidade durante a realização de “Cegos” em Londrina. Os locais e trajetos a serem percorridos também foram definidos em conjunto com os participantes e com a organização do Festival, e divulgados só na noite de domingo (4).

Nesta segunda-feira, a performance começa às 11h45 na praça do Centro Cívico, onde encontra-se o prédio da Prefeitura, da Câmara e do Fórum. Em seguida, por volta das 13h30, o coro de “Cegos” dirige-se para a frente do Núcleo Regional de Educação, que fica na Av. Maringá, 290 (Jd. Dom Bosco). Por fim, o grupo desembarca na Av. Rio de Janeiro, em frente à Biblioteca Pública, e caminha até o Calçadão, passando em frente à Catedral. A dispersão acontece na própria Av. Paraná por volta das 15 horas.

Ao longo do percurso, o coro reserva uma série de surpresas – movimentos, acenos e objetos manuseados – que tem relação específica com os temas que mobilizam o Festival de Dança de Londrina neste ano, como a crise institucional, a violência (física e ideológica) de estado e as afrontas do poder.

O grupo – A montagem é uma criação do Grupo de Teatro, Performance e Intervenção Urbana Desvio Coletivo (em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP), que congrega mais de vinte artistas de diferentes áreas, visando ao desenvolvimento de espetáculos performativos e relacionais, muitas vezes com emprego de instalações cênicas/multimídia, performances em espaços específicos (site specific), acontecimentos (hapennings), ações na Internet e experimentos videográficos.

“Cegos”
Desvio Coletivo
Dia: 5 de outubro (segunda-feira)
Horário: 11h45
Local: O ponto de partida será no Centro Cívico de Londrina, com passagens pelo Núcleo de Educação, pela Biblioteca e pelo Calçadão
Duração: 180 minutos
Classificação indicativa: livre
GRATUITO

Ficha técnica
Realização: Desvio Coletivo, em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP (Universidade de São Paulo)
Concepção: Marcelo Denny e Marcos Bulhões
Direção: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano
Coordenação d,a Oficina de Intervenção Urbana: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano
Direção de Produção: Marie Auip e Leandro Brasilio
Assistência de produção: Rodrigo Severo
Coordenação de Montagem: Tiago Salis
Coordenação de Comunicação: Chai Rodrigues
Atuação: Marcos Bulhões, Marie Auip, Rodrigo Severo e Tiago Salis

Voltar ao topo