Música

Curitibanos do ‘e/ou’ lançam o EP “Mientras”

Após três anos tocando em bares, nas ruas, na casa de amigos, e até no consagrado palco da Capela Santa Maria, a banda ‘e/ou’ lança agora seu primeiro trabalho, o EP de quatro faixas ‘Mientras’, gravado de forma independente e disponível para download gratuito no site da banda (http://www.eou.mus.br/) ?Luciano Faccini, Luque Dias e Yasmine Matusita conheceram-se em 2009, enquanto cursavam Produção Sonora da UFPR, e em 2012 formaram a banda.

 Desde então, em seus três anos de existência, o repertório tornou-se cada vez maior e um pequeno séquito de fãs e admiradores foi ganhando corpo, a despeito da ausência de um disco. ‘As pessoas já cantavam algumas músicas nos shows, e cobravam que as gravássemos, pois queriam ouvi-las em casa.’ – diz Luciano Faccini, vocalista da banda que assina a composição das quatro faixas do disco – algumas em parceria.?

 Mesmo com a pequena – mas a seu modo impactante – repercussão que o repertório dos shows havia conseguido, os integrantes da banda optaram pelo novo ao decidir quais canções fariam parte do primeiro trabalho. ‘Eram, então, composições novas, algumas até inéditas. Podíamos ter escolhido gravar aquelas em que sentíamos uma melhor receptividade da platéia, mas escolhemos pelo risco: apresentar algo novo e dentro de uma proposta conceitual.’ – diz o guitarrista e baixista Luque Dias.?

 O disco abre com uma canção em espanhol, que dá nome ao trabalho, e segue com uma faixa em inglês, algo incomum no repertório da banda até então, só de canções em português. Não parece fortuita esta escolha. A faixa em espanhol evoca a ritualidade dos povos nativos sul-americanos, usando a prosódia da língua dominante do continente para tratar de temas ancestrais, como a relação do corpo com a terra.

  A faixa em inglês, ‘All Over’ é uma canção de despedida que evoca Leonard Cohen, e desboca num samba tradicional afiado por guitarras distorcidas, o ‘Samba do Dôdo’, composto em parceria com o poeta Renato Tortorella, o ‘Dôdo’ do título da faixa.?O disco se encerra com a agreste ‘Desabitado’, sobre buracos no peito e solidão. Um clipe da música, gravado ao vivo no estúdio, está disponível no Youtube.

 O show de lançamento do disco ocorrerá no dia 16 de agosto, na sala da casa da rua Paula Gomes, 529. Os próximos shows da banda estão marcados para os dias 29 de agosto, na praça Generoso Marques, junto ao Sesc Paço da Liberdade, e 12 de setembro no DamaDame – Espaço Plural.