Pintor Eduardo Sued celebra 90 anos com exposição no Rio

“O pintor trabalha com os ouvidos, não com os olhos.” Aos 90 anos, recém-celebrados, no dia 10 de junho, sete décadas em atividade, Eduardo Sued, principal colorista da arte contemporânea aos olhos da crítica, repete frases epígrafes como se as tivesse cunhado diante do interlocutor.

“A inspiração aparece como uma mancha, uma pequena imagem que eu ouço. Daí aparecem outras e outras, elas se reúnem e surge essa exposição. Não há definição a priori, um querer anterior. Há o espontâneo”, disse o pintor, que abriu nesta terça-feira, 30, a quarta exposição consecutiva na galeria carioca Mul.ti.plo, só com obras realizadas neste ano e em 2014, 18 no total, sendo quatro objetos.

“Tenho desejos de fazer coisas cada vez mais interessantes. Eu acordo e sinto determinados trabalhos, solicitações que vêm do interior. Essas obras são retrato de uma voz ‘sélfica’. Trabalho com os ouvidos, nunca com os olhos: se eu abrir os olhos, ferrou a pintura”, conta o artista nascido no Rio de Janeiro, onde vive até hoje, com o despojamento deixado evidente pelo figurino escolhido para dar entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo: camiseta, short e sandálias; os cabelos brancos desgrenhados, como de costume. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo