8 de junho

Italiano Gianni Vattimo vem a Curitiba para o Litercultura

O Litercultura festival literário de Curitiba realiza o segundo capítulo deste ano no próximo dia 8 de junho, às 19h30, na Capela Santa Maria. O encontro “Elogio do Frágil” traz a Curitiba os filósofos Gianni Vattimo e Márcia Tiburi.

A  conversa vai tratar das diferentes perspectivas dos dois autores, abordando o sentido da filosofia no cotidiano, o lugar do pensamento na era do imediatismo midiático, o lugar da ética e da moral no relativismo pós-moderno, entre outros temas ligados a inserção da filosofia na vida diária.

O italiano Gianni Vattimo é associado ao pensamento pós-moderno e criador do chamado “pensamento fraco”, onde há aceitação para o peso do efêmero do humano. Sua obra é focada na discussão intelectual, com as publicações Acreditar em acreditar, Depois da Cristandade, O fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna, e demais livros entre sua extensão produção.

Márcia Tiburi é doutora em filosofia pela UFRGS, autora de Filosofia em Comum – Para ler Junto (2008, Record), Seis Leituras sobre a Dialética do Conhecimento (2009, Unijuí) e demais livros e antologias desta área; e também aventurou-se pela literatura, com os romances Era meu esse Rosto (2012, Record) e a série Trilogia Íntima, e é colunista da revista Cult e participa do programa Saia Justa da GNT. Sua produção cria pontes entre a filosofia contemporânea e questões relacionadas a ética, biopolítica, ao corpo e ao feminismo.

Este segundo capítulo de 2015 é uma iniciativa conjunta do Litercultura e do Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir de 1 de junho, na bilheteria da Capela Santa Maria, com o limite de um par de ingressos por pessoa. O festival prossegue com extensa programação entre 28 e 30 de agosto, com a participação de diversos autores.

Serviço

Segundo capítulo Litercultura 2015

Elogio do Frágil – com Márcia Tiburi e Gianni Vattimo

Dia 8 de junho

19h30

Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Entrada franca