Cinema

“O Silêncio de Lara” é uma ode contra a violência sexual

O média-metragem produzido em Curitiba “O Silêncio de Lara” estreia nesta quinta-feira, 14 de maio, às 20 horas. A exibição para 800 pessoas será no Auditório Nepomuceno de Abreu, anexo ao Colégio Adventista do Portão, localizado na rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707, Portão, Curitiba. O evento terá a presença dos atores e da equipe que trabalhou na produção.

O filme conta o drama de uma adolescente de 14 anos que sofre abuso sexual desde a infância e resolve acabar com o segredo que a angustiava. O diretor, Rudy Barros, acredita que o filme poderá ajudar muitas crianças e adolescentes a se prevenirem de abusos e mesmo denunciarem os agressores.

A atriz Laura Binder, de 15 anos, foi selecionada entre seis meninas para viver a personagem principal: Lara, vítima de abuso sexual. Caroline Roehrig faz o papel da mãe, que não percebe o sofrimento da filha. Para ela, “existe um bem maior no final. Acho que ninguém aqui está pensando em si, e sim no que pode vir a ser esse projeto e em todas as pessoas que podem se beneficiar”.

O média começou a ser rodado em abril de 2014, após os quatro meses de preparação, e ficou pronto um ano depois. Cerca de 25 pessoas se envolveram nos bastidores e 80 participaram como figurantes e equipe de apoio. O filme é uma parceria dos alunos em conclusão do curso de Cinema do Centro Europeu com o “Quebrando o Silêncio”, projeto da Igreja Adventista que conscientiza crianças, adolescentes, mulheres e idosos sobre a importância de denunciar todo tipo de violência e prevenir o abuso.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

Assista ao trailer

Serviço

O quê: Estreia do filme “O Silêncio de Lara”

Quando: Dia 14 de maio, quinta-feira, às 20 horas.

Onde: Auditório Nepomuceno de Abreu, anexo ao Colégio Adventista do Portão. Rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707, Portão, Curitiba.

Sinopse: Atormentada por lembranças do passado, Lara (Laura Binder) mostra-se esgotada por guardar seu segredo durante muitos anos, vivendo dias de angústia, medo e revolta. Até que, encorajada por um folheto que mantém guardado, passa a lutar contra o medo de “quebrar o silêncio”.

Elenco: Laura Binder, Elter Correia, Caroline Roehrig, Angélica Conte

Direção: Rudy Barros

Ano: 2015

Duração: 26 minutos

Curta a fanpage do filme: https://www.facebook.com/osilenciodelara

Conheça o projeto Quebrando o Silêncio: http://quebrandoosilencio.org/