Morre Gene Saks, o homem que deu vida aos textos de Neil Simon

Gene Saks faleceu no sábado, 27, de pneumonia, em Nova York. Tinha 93 anos. Diretor de teatro e cinema, ele se especializou nos textos de Neil Simon. Ganhou o Tony de direção pelo musical I Love My Wife e por duas montagens de textos de Simon – Brighton Beach Memoirs e Biloxi Blues.

Nove entre dez críticos vão dizer que Saks era um diretor medíocre, até preguiçoso. Mas Descalços no Parque, com Jane Fonda e Robert Redford, é um eterno tributo à juventude de seus atores e Um Estranho Casal/The Odd Couple virou objeto de um culto imorredouro. Jack Lemmon e Walter Matthau não foram melhores nem com o grande Billy Wilder. Os dois héteros que viviam como um par gay, sem o sexo, mas com as cobranças das miudezas cotidianas de qualquer casal, não criavam empatia apenas pelos atores. Pode até ser que, para servir ao texto de Simon, Saks tenha resolvido filmar em longos planos-sequência. Terminou fazendo cinema, e bom.

Saks também foi bem-sucedido ao adaptar Brighton Beach Memoirs, que virou Confissões de Um Adolescente. Blythe Danner e Judith Ivey, como irmãs judias, mesmo improváveis, eram ótimas. O diretor só errou feio com sua versão do musical Mame. Esse, nem Lucille Ball salvava.

Voltar ao topo