Oba

Festival Sesi Casa Heitor agita o final do ano de Curitiba

Encerrando a programação 2014 do Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, O Festival Sesi Casa Heitor acontece entre os dia 19 e 21 de Dezembro, sempre das 11h as 20h no casarão centenário da Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Durante três dias, artistas de Curitiba estarão em um espaço de convívio com o público em diversas atividades gratuitas: feira de artesanato, bazar de trocas, shows musicais, apresentações de teatro, mostras de vídeo, exposições, atividades literárias, gastronomia e discotecagem de vinil.

Esta é a primeira edição do Festival Sesi Casa Heitor. A partir de 2015 acontecerão edições de verão e inverno, com uma amostragem dos acontecimentos que ocorreram no Centro Cultural.

Nos  meses de janeiro e fevereiro de 2015, o Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França entra em uma reforma para atender as demandas de 2015, a programação do Centro volta com inúmeras novidades em março.

Confira a programação detalhada do Festival SESI Casa Heitor:

Acontece todos os dias da programação:

Amaranta Culinária Afetiva – 11h às 20h

O Amaranta Cozinha Afetiva nasceu da vontade de pessoas, apaixonadas por comida e por cozinhar, de receber seus amigos e fazer novos amigos com as mesmas paixões. Trará um cardápio especificamente para o festival e ocupará a aconchegante cozinha histórica do Centro Cultural.

Bazar do festival -11h às 20h

Com o intuito de destacar a produção manual local o Festival contará com um bazar em que os participantes terão a oportunidade de conhecer e se surpreender com a qualidade dos nossos artistas. No bazar poderá ser encontrado diversos produtos do artesanato local, antiguidades, obras de arte, roupas e acessórios.

Grafitti com Pac Calory – 11h às 20h

Pac Calory iniciou sua experiência com o graffiti em 2011 e desde lá junto a sua formação no curso de Design Gráfico vem desenvolvendo sua proposta de identidade autoral para as pinturas, ilustrações e peças customizadas. Sua linguagem visual traz ênfase a paleta de cores selecionadas, a aplicação de texturas e as formas simples. Atualmente seu trabalho dialoga com a transformação de dentro para fora do ser humano e sua aceitação consigo mesmo.

Feira da Baronesa – 11h às 20h

Acontece no Centro Cultural SESI Casa Heitor Stockler de França a segunda edição da Feira da Baronesa. Idealizada pelos artistas Luana Navarro e Guilherme Jaccon, a proposta desta edição é realizar a venda de obras de arte nas linguagens da fotografia, pintura, gravura e escultura. O objetivo é que a feira fomente e amplie o mercado e consumo de artes visuais em Curitiba, em especial dos artistas independentes, estimulando assim a circulação da produção local e ampliando o público das artes visuais.

Discotecagem 11h as 20h

Discotecagem em vinil nos horários em que não houver programação.

DIA 19/12:

15h30m – Peça de Teatro: Os dois amores de Colombina

O texto romântico e lírico, que retrata a paixão de um arlequim e um pierrot por uma colombina, é uma forma de se interligar a temática do primeiro espetáculo de Diniz, “Palhaço – O Consertador de Brinquedos”, lançado em 1979. Em “Os Dois Amores de Colombina”, o trio de protagonistas – vividos por Jossane Ferraz, Renato Sbardelloto e Murilo Cesca – trazem simbolismos em suas personas: Arlequim é o desejo; Colombina, a mulher; e Pierrot, o sonho. O festival SESI Casa Heitor abre as portas para as comemorações dos 35 anos de carreira do ator e produtor Isidoro Diniz.

17h – Trio Kraide Cuatro

A proposta do trio é aproveitar o encontro dos músicos João Taborda, Lauro Ribeiro e Conde Baltazar que já acontece, na banda Trombone de Frutas e abrigar uma forma mais musica de Câmara no formato Power Trio (Guitarra, Baixo e Bateria) com arranjos experimentais trafegando entre a música curitibana e Post Rock com pitadas de latinidade. O Trio prepara-se para gravar seu primeiro disco ainda esse ano.

18h30m Vozes da Cidade com Janaina Fellini e Troy Rossilho

O projeto “Vozes da cidade” foi idealizado com o intuito de promover um espaço para música popular urbana, destinado aos compositores, músicos e intérpretes de canções na cidade de Curitiba. São artistas locais que desenvolvem seus trabalhos autorais e que num formato mais intimista de duos ou trios, irão apresentar composições da cena local. Algumas apresentações possibilitarão encontros de artistas com formações inusitadas, assim como um repertório de canções que foram recentemente lançadas em gravações de CD ou DVD.  Nesta edição especial o Vozes da Cidade trará o encontro da música de Janaina Fellini e Troy Rossilho.

DIA 20/12:

11h às 20h Lançamento e venda da Revista Bólide

A bólide é uma publicação da Editora Medusa e editada por Eliana Borges, Joana Corona e Ricardo Corona, com distribuição nacional (em livrarias) feita pela Editora Iluminuras. A revista é subsidiada pela Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, e incentivada integralmente pela Caixa Cultural. O conselho editorial consultivo da revista é composto pelos escritores/pesquisadores: Annita Costa Malufe, Carlos Augusto Lima, Cristhiano Aguiar, Davi Pessoa, Isabel Jasinski, Raquel Stolf, Roberto Echavarren e Vera Casa Nova, que contribuem com sugestões de pautas sobre arte e literatura.

11h às 20h Lançamento do catálogo Campo Neutral

Lançamento e distribuição da publicação do catálogo do artista Felipe Prando.

11h Roda de Choro

João Macacão é uma figura lendária do samba e do choro em São Paulo. Acompanhou durante 20 anos o cantor Silvio Caldas como violonista de 7 cordas em shows e viagens. Aos 74 anos lançou recentemente seu segundo CD solo como cantor e violonista. Nessa apresentação, João Macacão estará acompanhado dos músicos Daniel Migliavacca ao bandolim e Luis Rolim ao pandeiro apresentando um repertório de choros e alguns sambas gravados por ele.

13h30 Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi Paraná apresenta projetos finais

O audiovisual curitibano ganha atenção especial durante a Mostra de Projetos do Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi-PR, que acontecerá no dia 20 de dezembro, entre 13h30 e 15h30 no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, com entrada gratuita.

Realizado pelo Sesi Paraná, o Núcleo tem o objetivo de desenvolver, aprimorar e promover troca de ideias de projetos audiovisuais entre roteiristas e realizadores, sejam eles profissionais ou novos talentos.

Após vários processos de seleção e muito trabalho, 12 projetos de desenvolvimento de longas-metragens e séries de TV serão apresentados neste evento para produtores locais convidados e público em geral. Cada autor terá de 7 a 10 minutos de apresentação de seus projetos, que foram orientados e discutidos em suas especificidades entre agosto e dezembro de 2014, até estarem aptos a estabelecerem parcerias com empresas produtoras ou profissionais do setor. Para chegar a esta fase, os participantes passaram por seleção inicial de propostas escritas, entrevistas individuais e um pitching simulado intermediário.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Núcleo realiza encontros quinzenais com profissionais renomados no mercado audiovisual brasileiro. Os encontros acontecem como um grande fórum em que todos os projetos são discutidos em grupo. Nesta edição, Leandro Saraiva, Rune Tavares, Gabriela Amaral Almeida, Aly Muritiba e André Ryoki – além de Rodrigo Grota em Londrina e Jessica Candal em Ponta Grossa – atuaram junto aos roteiristas como orientadores.

Nos últimos anos, alguns trabalhos do Núcleo se destacaram no mercado audiovisual. “Horizonte”, de Jessica Candal, conquistou o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival; “Grandicidade”, de D,aniel Calil, garantiu sua participação no 1º Edital do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Goiás; e o filme “A mesma parte de um homem”, de Ana Johann, foi selecionado para o Lab Novas Histórias.

15h30 Apresentação do Coral Contemporâneo SESI

16h30 Mostra dos trabalhos realizados no grupo “Propostas Artísticas”, coordenado por Milla Jung – (vídeos)

17h30 Mostra de videoarte com curadoria de Goto

19h Vilma Ribeiro Quintet

Curitibana, Vilma tem vasta experiência no cenário musical, com shows realizados pelo Brasil e uma turnê bem-sucedida pela Argentina. A cantora, que fez parte das bandas Namastê e Risoflora, lançou neste ano de 2014 o álbum Vilma Ribeiro, com 10 canções de autoria própria e composições de artistas locais, como Leo Fressato e Paulo Teixeira. Atualmente apresenta em seus shows o repertório do seu primeiro CD solo,  com músicas que mostram a versatilidade da interpretação da cantora , com um timbre de voz marcante num trabalho classificado como  MPB com forte influência dos gêneros jazz e blues. O Cd da cantora contou com a produção musical de conta de Maycon Ananias, profissional reconhecido internacionalmente. Paranaense, Maycon já colaborou em projetos da cantora Norah Jones, Milton Nascimento, Melody Gardot, Bill Frisell, Thiago Iorc e Maria Gadú.Todo esse currículo se traduz na qualidade sonora que é apresentado pela cantora Vilma Ribeiro em seu primeiro CD solo e também nos shows de lançamento do material.No show, além da cantora, fazem  parte da apresentação  4 músicos :baixo acústico, bateria, teclado e guitarra.  

DIA 21/12:

13h Ravi Brasileiro

Ravi Brasileiro mostra seu mais novo trabalho musical com composições que mostram alegria, energia positiva e o pensamento otimista.

Temperado com suingue e brasilidade o disco Cortinas Abertas é gostoso de ouvir e dançar, e o que também torna este trabalho especial, desde sua concepção, é a forma como foi incentivado, por meio de crowdfunding, um sistema de financiamento coloborativo, com apoio de várias pessoas e instituições que acreditam na música do Ravi.

14h Show com Bruno Vieira

Bruno Vieira apresenta uma MPB experimental, com arranjos que vão do violão e voz aos sintetizadores e guitarras. O projeto solo Antíteses surgiu em 2012. O primeiro álbum era caracterizado por ser acústico e intimista. Já o segundo é um apanhado das inspirações e referências musicais, e apresenta fontes e sonoridades idealizadas pelo artista.

15h30- Peça de Teatro: Os dois amores de Colombina

O texto romântico e lírico, que retrata a paixão de um arlequim e um pierrot por uma colombina, é uma forma de se interligar a temática do primeiro espetáculo de Diniz, “Palhaço – O Consertador de Brinquedos”, lançado em 1979. Em “Os Dois Amores de Colombina”, o trio de protagonistas – vividos por Jossane Ferraz, Renato Sbardelloto e Murilo Cesca – trazem simbolismos em suas personas: Arlequim é o desejo; Colombina, a mulher; e Pierrot, o sonho. O festival SESI Casa Heitor abre as portas para as comemorações dos 35 anos de carreira do ator e produtor Isidoro Diniz.

16h30 Miniconto

Duo musical formado pela cantora e compositora Karla Díbia e pelo violonista e compositor Daniel Amaral, ambos atuantes no cenário musical curitibano desde 2010.  O foco do Miniconto. é propor possibilidades musicais através do estilo “mini” ou “diminuto”, que é usado tanto na quantidade de instrumentação, quanto na minutagem das músicas, com arranjos musicais e poesias especialmente elaborados

17h30 Luciano Faccini

Performance sonora com Luciano Faccini  com participação especial de Yasmine Matusita. 

Serviço

Festival Sesi Casa Heitor

Dias 19, 20 e 21 de Dezembro de 2014

Das 11h as 20h

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França

(Av. Mal. Floriano Peixoto, 458. Centro. Curitiba/PR

Telefone para contato: (41) 3322-2111)

Entrada Franca

Voltar ao topo