Cinema

Festival reúne mais de 100 filmes gratuitos em Curitiba

Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. O evento começa nesta terça-feira (28) de acontece até o dia 8 de novembro no Cine Guarani, na Cinemateca de Curitiba e no espaço Itaú Cultural. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshops e exposição de arte vão envolver os amantes do cinema durante duas semanas. A programação é totalmente gratuita.

Com a realização anual, o evento reforça seu caráter global e didático. “Queremos contribuir e incentivar a juventude a frequentar o cinema, sendo motivadores disso nas várias propostas de mostras dentro do festival”, explica o diretor da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

A mostra principal, Panorama do Cinema Mundial, tem curadoria do jornalista, pesquisador e crítico Sérgio Alpendre e será realizada de 3 a 8 de novembro. Serão 11 filmes que trarão um pouco da produção de excelência em várias partes do mundo, títulos inéditos em Curitiba, participantes ou premiados em festivais internacionais. A mostra Panorama do Cinema será exibida sempre no Itaú Cultural (Shopping Crystal) em sessões noturnas.

O FICBIC inclui em sua programação uma mostra competitiva voltada para fomentar e reconhecer a produção realizada dentro das universidades. Na competitiva do Circuito Universitário haverá, além da exibição dos filmes de novos talentos, debates e bate-papos no Portão Cultural. A programação, que se estenderá de 28 a 31 de outubro, será aberta com um workshop com Jonathan Whittaker, da New York Film Academy. Os vencedores da Mostra Universitária ganharão um curso na academia nova-iorquina.

De forma inédita, haverá uma mostra retrospectiva homenageando um nome de destaque deste universo. Neste ano, é a vez do cineasta Eugène Green, nascido nos Estados Unidos e naturalizado francês. A retrospectiva incluirá seu mais recente filme, “Sapienza”, selecionado para o Festival de Locarno (Toronto). Além da mostra, o Festival homenageia o cineasta com uma exposição do artista plástico Rony Bellinho, que pintou uma série de obras inspiradas em personagens de Green.

Focando na missão de formação de plateia de cinema, o FICBIC destina parte da programação para o público infanto-juvenil por meio da mostra Universo Z. Como curadora, foi convidada Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como As Melhores Coisas do Mundo, de Lais Bodanki. A mostra tem como foco os alunos da rede municipal de ensino e leva os alunos às salas de cinema. Além disso, o festival já trabalhou com os professores da rede pública em ações de sensibilização e discussão das obras em sala de aula.

Outra contrapartida do FICBIC é a mostra itinerante em parceria com o SESI/PR, que vai levar parte do festival a cinco cidades do estado – Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco e Paranaguá.

Serviço

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014

Data: de 28 de outubro a 8 de novembro

Entrada Franca

Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.