Nerds do rock

Blue Album: um disco que influenciaria várias bandas

Há vinte anos quatro caras meio nerds de Los Angeles lançaram um disco que influenciaria um bom tanto de bandas nos anos seguintes. E era o primeiro da banda. No caso, a banda é o Weezer e o disco é o Blue Album.

Rivers Cuomo (vocal e guitarra), Brian Bell (guitarra), Patrick Wilson (bateria) e Matt Sharp (baixo) gravaram o disco em 1993 e depois lançaram em 1994. As letras, todas de Rivers, falam do passado do vocalista: antigas namoradas, ciúmes, o acidente de carro do seu irmão. Esse tom pessoal nas letras influenciaria boa parte das bandas emocore que surgiriam anos depois.

Outro motivo para o álbum ser lembrado são os clipes dos singles do disco, especialmente os dois primeiros: “Undone – The Sweater Song” e “Buddy Holly”, ambos dirigidos por Spike Jonze. O último, que ganhou prêmio na MTV norte-americana em 1995, se passa num drive-in do seriado Happy Days, que passava nos Estados Unidos na década de 70, misturando cenas originais da série com gravações da banda tocando como se fizesse parte de um episódio da série.

Em 2004 foi lançado uma versão deluxe do Blue Album, que vinha com um CD contendo o disco original e era acrescido de outro CD com b-sides, versões ao vivo e acústicas e três inéditas, vindas de uma fita demo do início da carreira da banda.

Pouco mais de três mil sortudos brasileiros puderam ver a banda tocando algumas das músicas deste disco no (até aqui) único show que o Weezer fez em solo brasileiro, em 2005, no Curitiba Rock Festival, para um Curitiba Master Hall praticamente lotado.

Veja o clipe de “Buddy Holly”:

Abaixo, o Weezer tocando “Say It Ain’t So” em Curitiba: