Prêmio Jabuti anuncia finalistas de 2014

Foram apurados nesta terça-feira, 23, os votos dos três jurados em cada uma das 27 categorias do Prêmio Jabuti. Nesta primeira fase, eles escolheram os 10 melhores livros publicados em 2013 em categorias tão diversas quanto capa, ilustração, tradução e romance. O Jabuti é o único prêmio a reconhecer todas as etapas de produção de um livro.

Entre os finalistas estão Rubem Fonseca, Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Adélia Prado, Renato Moriconi, que concorre com duas obras, Laurentino Gomes, Ziraldo, Lira Neto, Alex Cervany, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo e outros.

No dia 16 de outubro, a comissão organizadora, que neste ano é liderada pela pesquisadora Marisa Lajolo, anuncia os três vencedores de todas as categorias – os três ganham a estatueta, mas só o primeiro leva o prêmio de R$ 3.500. A entrega será no Auditório do Ibirapuera no dia 18 de novembro, quando serão anunciados os ganhares do Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção – no valor de R$ 35 mil.

Este ano não houve nenhuma grande polêmica, como a do famoso jurado C que, em 2012, acabou escolhendo sozinho os romancistas vencedores. Houve apenas uma questão relacionada à editora Blucher, que inscreveu quatro livros da coleção Química Conceitual, de Henrique Elsi Toma, na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Dois jurados votaram em um dos títulos e o outro na coleção como um todo. A comissão entendeu que houve um erro da editora na hora da inscrição – ela poderia ter feito uma única para a coleção toda, pagando menos do que pagou ao inscrever as obras separadamente – e entendeu que houve um erro do sistema de aceitá-la. Como acreditam que não houve má fé, decidiram que o voto de um dos jurados para a ‘coleção’ seria transferido para o título votado pelos dois outros jurados – Estrutura Atômica, Ligações e Esterioquímica, de Henrique

A relação completa estará no site do Jabuti após o resultado ser auditado, mas espera-se que a lista saia conforme a apuração feita durante o dia na sede da Câmara Brasileira do Livro.

Voltar ao topo