Sergio Rodrigues preparava-se para receber homenagens

Em dezembro, uma biografia inédita de Sergio Rodrigues, escrita por Regina Zappa, estará disponível gratuitamente no site do Instituto Sergio Rodrigues. O lançamento é um dos vários previstos para comemorar os 60 anos do banquinho Mocho, o primeiro trabalho de Sergio – uma banqueta inspirada num banco de uma perna só de ordenhar vacas que ele vira ainda garoto no interior.

O site é parte de um trabalho de organização de todo o acervo documental e iconográfico de Sergio Rodrigues, que foi patrocinado pelo Itaú Cultural e acaba de ser concluído. Foram levantados 30 mil itens, dos quais mais de mil estarão disponíveis para acesso no site. Plantas, croquis, desenhos, fotos e documentos da vida pessoal e profissional do arquiteto poderão ser consultados. O projeto teve financiamento da Lei Rouanet.

Já o derradeiro trabalho de Sergio Rodrigues, a Poltrona Benjamin (nome do seu neto mais novo), será produzida pelo ateliê de Fernando Mendes, primo do artista, ainda este ano. Mendes trabalhou 10 anos com o arquiteto e é o licenciado oficial para produzir o item. Foi fuçando em seu acervo que ambos encontraram uma cadeira desenhada no passado por Rodrigues que ele julgava perdida. O arquiteto a batizou como Cadeira Fernando.

O documentário de Peter Azen sobre o artista está quase finalizado. E o livro de Ivan Rezende sobre o designer também está em processo de acabamento, podendo sair em breve. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo