"Saudadis"

Há 20 anos, o Brasil perdia o humorista e músico Mussum

Há exatos 20 anos, silenciava-se a voz de um dos maiores humoristas que o Brasil já viu. Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, deixava o mundo aos 53 anos de idade, após não resistir a um transplante de coração. Além do sucesso alcançado com Os Trapalhões, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias, Mussum também obteve fama na música, sendo um dos componentes do grupo Os Originais do Samba.

De acordo com o biógrafo Juliano Barreto, autor do livro “Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões”, o comediante, mesmo com todo o jeito e a ginga de malandro, era também uma pessoa disciplinada, devido aos oito anos em que serviu na Força Aérea Brasileira (FAB). Após deixar o serviço militar, Mussum fundou Os Originais do Samba, grupo que obteve êxito tanto no Brasil quanto no exterior.

O convite para ingressar n’Os Trapalhões veio em 1973, contudo, não foi fácil convencê-lo a fazer parte do duo, que contava com Renato Aragão e Manfried Santanna. Este o convenceu a fazer parte da trupe. Um ano depois, Zacarias se junto ao então trio e formou o grupo de humoristas que conquistou o Brasil.

As marcas registradas de Mussum eram os bordões. Com uma maneira toda própria de se expressar, criando até um neologismo para a “pinga”, da qual o personagem tinha uma relação íntima (graças a ele, a popular bebida virou o famoso “mé”), Mussum geralmente terminava as palavras com “is” (“cacildis”, “forévis”, “tranquilis”, “passadis”, entre tantos outros).

Reprodução
Uma das inúmeras montagens de Mussum. Aqui ele virou o lutador “Anderson Silvis”.

Recentemente, Mussum acabou virando memes na Internet, em que virava o “Anderson Silvis”, “Barack Obamis”, “Steve Jobis”, “Ramoniss”, “Nirvanis”, etc, mostrando que, mesmo após tanto tempo de sua morte, sua importância e seu trabalho continuam divertindo milhares de brasileiros.

Veja um vídeo do humorista

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook