Estado delicado

Escritor Ariano Suassuna está em coma e respira por aparelhos

O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Ele se encontra internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, no Recife. A informação consta de boletim médico assinado pela neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco, divulgada às 11h30 desta manhã no Recife. Seu quadro clínico é considerado grave, mas estável.

O boletim diz ainda que Suassuna foi submetido, na noite desta segunda-feira, 21, a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada pelo AVC hemorrágico. Não há previsão de alta da UTI.

Em agosto do ano passado, ele sofreu um infarto do miocárdio e um aneurisma cerebral.

Autor de obras como “O Auto da Compadecida”, “Uma mulher vestida de sol” e “Romance da Pedra do Reino”, Ariano Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, na década de 1970 – arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina em todas as áreas música, dança, artes plásticas. É membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ele deu aula-espetáculo na sexta-feira, em Garanhuns, no agreste pernambucano, dentro da programação do Festival de Inverno da cidade, quando falou sobre o compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), autor de frevos consagrados.

Suassuna foi secretário estadual de Cultura no período 1994-1998, durante o governo de Miguel Arraes (1916-2005) e assumiu o mesmo cargo, como secretário especial no primeiro mandato do governo Eduardo Campos (PSB), neto de Arraes, em 2007. Seu foco sempre foi o da valorização da cultura popular, posicionando-se também contra qualquer estrangeirismo da língua portuguesa.

Engajado na campanha presidencial de Campos, esteve presente no lançamento da sua candidatura em Brasília e participou, no dia sete, de um encontro da militância do candidato, no Paço Alfândega, no Recife.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook