Artes

Exposição “Tupi or not Tupi” em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Está em cartaz, no Museu Oscar Niemeyer, a exposição Tupi or Not Tupi, que tem como ponto de partida uma provocação do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, lançado em 1928: “Tupi ou not tupi, that is the question”. A mostra, portanto, tenta responder essa pergunta proposta pelo documento: “Ser ou não ser brasileiro?”.

Dividida em dez núcleos, ela apresenta uma leitura cronológica da produção artística em diferentes momentos da história do Brasil – Modernismo, Estado Novo, Anos Dourados, Anos de Chumbo e na contemporaneidade -, destacando obras-chave na construção da cultura brasileira nesses diferentes períodos nos campos das Artes Plásticas, Artes Gráficas, Dança, Teatro, Música, Documentário, Fotografia, Performance, Design, Arquitetura, Cinema, Televisão e Literatura.

A produção cultural do Paraná também tem destaque na exposição, deixando visível a inserção criativa dos artistas locais no contexto nacional e o seu diálogo com as tendências ao redor do mundo. Uma inovação desta mostra é a apresentação de holografias de atores no núcleo dedicado ao teatro, além de outros recursos de realidade aumentada que permitem a interação dos visitantes com as obras. A exposição traz ainda outras surpresas, como performances, leituras dramáticas, exibição de vídeos, instalações e arte interativa, e fica em cartaz até 21 de setembro.