Fly conta como conseguiu se reerguer após perder tudo

Com o início de 2014, surge mais uma oportunidade de você ajeitar a sua vida financeira e ficar com menos dívidas e mais dinheiro no bolso. Para dar boas dicas, ninguém melhor que o coreógrafo, dançarino, diretor e consultor financeiro Vagner Pereira, mais conhecido como Fly. Lançando o livro Como Saí do Buraco (Editora Inspira, 115 páginas, R$ 24,90), ele conta como conseguiu, na marra, se reerguer depois de perder tudo.

“As pessoas dizem que querem começar o ano com uma nova realidade e eu digo que a única forma é se reorganizando. O primeiro passo é colocar tudo na ponta do lápis. Eu sei que é complicado. É como fazer um exame e ter medo do resultado. Mas só com essa medida é que você consegue ter noção de quanto deve”, diz.

Aos 42 anos, Fly sabe bem como é difícil vencer as dívidas. Depois de conseguir carro do ano, roupa de marca e fama trabalhando com a apresentadora Xuxa, o coreógrafo perdeu tudo e se viu no fundo do poço. “A grande questão é que o brasileiro carrega a péssima cultura de não viver dentro da sua realidade. Foi isso que me derrubou. Eu ganhava muito dinheiro, mas tinha um custo de vida muito alto”, analisa.

Para solucionar o problema, Fly dá dez dicas: nunca gaste mais do que ganha; pense no futuro; evite fazer dívidas longas; tenha cara de pau para ir à luta; tenha disposição para aprender; tenha sempre uma meta planejada; valorize seu trabalho; evite a ostentação; tenha cuidado para não investir em oportunidades que dão prejuízos; pare de culpar o outro!