Livro tem contos inspirados em desenhos de crianças

Luiz Ferraz

Cultura e educação no período de tratamento de crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, transformaram o projeto do livro “Bichonário” em realidade. O dicionário dos bichos, que apresenta pequenos contos de 42 animais, foi ilustrado pelos próprios pacientes e lançado no último sábado, no Museu Oscar Niemeyer.

Os contos foram escritos por Fernanda Salgueiro, do setor de marketing do hospital e uma das idealizadoras do projeto. “Escrevi os contos baseados nos desenhos feitos pelas crianças. Na realidade, os desenhos é que me contaram as histórias, pois a ilustração tem uma proximidade muito grande com o texto e esse é o diferencial do trabalho”, conta. “Procurei escrever contos divertidos. Quando li algumas histórias para pacientes internados, eles deram muita risada. Esse é o melhor retorno que se pode ter, pois contribuímos com a causa do hospital que é do amor a criança”, afirma.

As crianças que participaram do “Bichonário” eram pacientes que ficaram internados no Hospital Pequeno Príncipe nos últimos seis meses esperando a realização de exames ou algum tipo de tratamento. Foram momentos onde elas puderam esquecer um pouco dos problemas e sair um pouco da rotina do hospital.

As crianças participaram por seis meses de oficinas de desenho ministradas por professores da Escola de Belas Artes do Paraná.

Ruan Gabriel Simione (foto), 7 anos, foi o autor do desenho do hipopótamo e gostou de ver sua ilustração publicada. “Foi uma emoção muito grande. Foi legal ter desenhado para o livro e poder aprender sobre a vida dos animais”, relata.

Os livros serão distribuídos às empresas que patrocinaram o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura, e estão disponíveis para as crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe.

Voltar ao topo