Megaexposição de Michelangelo chega a Curitiba

Abre hoje a exposição de Michelangelo, o renomado artista renascentista italiano, em Curitiba. A mostra conta com 25 peças em gesso, esboços e fotos artísticas, ocupando mais de três mil metros quadrados do novo Pavilhão de Exposições do Parque Barigui.

O curador da mostra, Paulo Solano, explica a importância do artista. “Michelangelo Buonarroti foi um artista excepcional. Não há paralelos em relação ao seu trabalho como escultor na história da arte”, diz. E complementa citando algumas das obras mais importantes. “Como pintor, foi autor de da Capela Sistina no Vaticano. Também foi arquiteto, tendo dentro suas realizações a Cúpula Catedral de São Pedro, em Roma, e a Praça do Campidóglio. Como escultor, Michelangelo resgata a escultura clássica, posto que é um artista do renascimento e desenvolve ao longo de sua produção, um novo conceito estético, chegando a prenunciar a obra de Rodin e outros grandes mestres”, finaliza.

Moldes originais

As peças expostas em Curitiba foram produzidas pela Gipsoteca do Instituto de Arte de Firenze, a partir dos moldes dos originais. Entre elas estão a sua primeira escultura de Michelangelo, Madona da Escada, e a última, a inacabada Pietà Rondanini.

Na última seção, o visitante poderá apreciar obras de artistas que sucederam Michelangelo. A exposição conta também com dez gigantografias de autoria de Aurelio Amendola, fotógrafo contemporâneo, considerado o fotógrafo oficial da obra de Michelangelo.

O que: Exposição das obras de Michelangelo.
Onde: Pavilhão de Exposições do Barigui.
Endereço: acesso pela Rodovia do Café, quilômetro zero, na BR 277.
Quando: até dia 15 de julho.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 16 às 21h,  sábado e domingo, das 10 às 21h.
Quanto: R$20.