Produção intelectual de Ruth Cardoso em livro

Distribuídos em oito partes temáticas cronologicamente organizadas, os 41 textos que compõem o livro “Ruth Cardoso: obra reunida” traçam a trajetória intelectual de Ruth Cardoso (1930 – 2008).

A antropóloga Teresa Pires do Rio Caldeira, discípula de Ruth, passou três anos pesquisando para chegar à seleção presente no livro. O texto mais antigo data de 1959; o mais recente é de 2004. Como o intuito é apresentar seu pensamento crítico, autoral, a produção da época em que assumiu o posto de primeira-dama e esteve à frente do programa Comunidade Solidária – ou seja, em que, muitas vezes, o cerimonial e a especificidade do cargo público impunham outro tom ao discurso -, não foi contemplada nesta edição.

O que se apresenta são temas e reflexões que pontuaram a vida intelectual de Ruth Cardoso: os migrantes japoneses (início de sua carreira acadêmica), a antropologia, os favelados, os movimentos sociais, o feminismo, a mídia, a juventude e as políticas sociais. Seis dos textos tinham sido originalmente publicados em língua estrangeira (três em inglês e três em francês) e jamais, até o momento, em português. Um, “Notas para discussão”, apresentado em um seminário sobre análise do discurso, em 1979, permanecia inédito.

No texto de apresentação, “Ruth Corrêa Leite Cardoso: a intelectual e seu tempo”, Teresa Caldeira cruza biografia, carreira acadêmica, trajetória intelectual e a tese segundo a qual Ruth teria corporificado a atitude moderna, uma postura crítica que a levava a nunca tomar como definitivo o que lhe era dado, sempre procurando perspectivas alternativas. Na sequência, “Ruth Corrêa Leite Cardoso: minha parceira intelectual”, depoimento de Eunice Ribeiro Durham, traz a história de uma época em que as ciências sociais estavam criando suas bases no País, capítulo importante não apenas na formação da Universidade de São Paulo, que determinaria os rumos das futuras gerações de antropólogos e cientistas políticos, como também da nação brasileira.

Antecedidas por esses dois textos, a visão do conjunto da obra, por um lado, e a clareza e simplicidade da escrita de Ruth Cardoso, por outro, permitem que o leitor deste livro compreenda os caminhos que desembocaram em certa interpretação do Brasil, em especial, de sua sociedade, interpretação de admirável lucidez e incrivelmente à frente de seu tempo.

Ruth Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara em 19 de setembro de 1930 e morreu em São Paulo em 24 de junho de 2008. Foi antropóloga e professora universitária. Era casada desde 1953 com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.

Serviço:
“Ruth Cardoso: obra reunida”.
Teresa Pires do Rio Caldeira (org.).
Mameluco Edições.
568 páginas.
R$ 78,00.

Voltar ao topo