Mostra Animal movimenta a Cinemateca durante a Virada

A Mostra Animal atraiu centenas de pessoas à Cinemateca de Curitiba durante o sábado e o domingo. Um público diversificado, que ia de defensores da causa até simpatizantes e curiosos, pode assistir a filmes ainda inéditos no Brasil, como o holandês “Sea The Truth”, sobre os riscos da pesca predatória e o norte-americano “Skin Trade”, chocante documentário sobre a crueldade do mercado de peles. Houve também debates, apresentação artística do poeta vegano Zetti Nunes e uma palestra sobre direitos dos animais com o juiz Federal Anderson Furlan.

Alguns dos pontos altos da mostra foram as estreias do nacional “O Abrigo”, documentário que relata o trabalho de diversos voluntários no resgate e criação de um abrigo para os animais que foram vítimas dos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro no começo deste ano. A sessão foi seguida de um bate-papo com a diretora, que estava acompanhada de voluntários que participaram das ações mostradas no filme, resultando em um dos momentos mais cativantes da mostra. O evento também contou com a presença do publicitário paulista Tiago Ferigoli, que apresentou o Projeto “Vira-Latas”, cujo filme entrará em cartaz em breve.

A II Mostra Animal também se mostrou como uma vitrine para novos talentos, como por exemplo Fiori Voniere, que realizou a primeira exibição pública de seu curta “A Morte do Cão. “Comecei a fazer cinema por causa dos animais. Minha carreira tem esse papel. Foi muito bom exibir o filme para pessoas que se importam com o tema, e também para quem nunca se preocupou com abandono de animais”, comenta.

Ao todo, foram exibidos 12 títulos. Boa parte da programação foi constituída de documentários, no entanto houve três filmes de ficção, todos com boa receptividade, como, por exemplo, o simpático curta “Galinha ao Molho Pardo”, de Minas Gerais, que começou a ser exibido no sábado. “O filme tem essa pegada da proteção animal, apesar de não ter sido feito com esse intuito, pois é uma adaptação de um conto de Fernando Sabino. Foi ótimo vê-lo na Mostra Animal”, orgulha-se Fernanda Mayrinck, representante do filme na mostra e membro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), no Rio de Janeiro.