Semana Nacional do Livro e da Biblioteca ocorre em todo o País

Durante essa semana, de 24 a 29 de outubro, ocorre em todo o País a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. E a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está promovendo uma série de eventos, exposições e palestras relativos à data. O destaque da programação é o lançamento do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), que tem o objetivo de democratizar o acesso ao livro e à leitura e fomentar a literatura como transformadora social, entre várias outras diretrizes.

Palestras

No dia 27, quarta-feira, às 15 horas, a chefe da Divisão de Preservação da BPP, Bety de Luna, fará palestra sobre a preservação de acervos bibliográficos. No sábado (29) das 9 às 17 horas, será realizada uma oficina de contação de histórias, com Fabiane de Cezaro, voltada para o público em geral, especialmente mediadores de leitura, professores e pedagogos.

Exposições

Três exposições estarão na BPP durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. No andar térreo estará exposta a coleção de Ex-libris (selos colocados em livros antigos que identificavam seus donos) e raridades do acervo da BPP. No segundo andar, o fotógrafo Laércio Gomes expõe fotos da Biblioteca Pública Mário Lobo, de Paranaguá, inaugurada em dezembro de 2010. Nas escadas de acesso aos três andares da BPP serão expostas fotos e textos sobre a história da Biblioteca Pública do Paraná, em um resgate da trajetória cultural e administrativa da instituição, desde a sua fundação, no ano de 1857, até os dias atuais.

O pianista e diretor musical Marcelo Torrone também fará apresentações de piano no andar térreo da BPP, todos os dias da Semana, às 17 horas. A Seção Infantil oferece ainda, às 11 e às 15 horas, de segunda a sexta, e às 11 horas, no sábado, a Hora do Conto, contação de histórias voltadas ao público infantil. Como parte integrante da Semana do Livro e da Biblioteca e do projeto Oficina BPP de Criação Literária, o dramaturgo curitibano Marcos Damaceno ministra oficina de texto dramático, entre os dias 24 e 28, cujas inscrições já estão encerradas. Toda a programação da Biblioteca Pública do Paraná é gratuita e aberta ao público.

A programação completa está no site www.cultura.pr.gov.br.

Serviço:
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
De 24 a 29 de outubro.
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro. Curitiba).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20 horas e sábado das 8h30 às 13 horas.
Entrada gratuita.
Mais informações: (41) 3221 4900.

Voltar ao topo