Guia Michelin: Japão tem 29 restaurantes 3 estrelas

O Japão superou a França em número de restaurantes com três estrelas do guia Michelin, segundo a última edição do guia para as cidades do oeste daquele país, que será lançado na sexta-feira. O Japão tem 29 restaurantes com três estrelas atribuídas pelo guia, a mais alta do ranking, contra 25 da França.

A última versão do guia para as cidades de Kyoto, Osaka e Kobe vai contar com estabelecimentos da antiga capital Nara e estará disponível em japonês e inglês, informou a Michelin em comunicado divulgado nesta terça-feira.

Quinze restaurantes conquistaram três estrelas, uma distinção que significa “cozinha excepcional que vale a pena uma viagem especial”, dos quais sete estão em Kyoto, cinco em Osaka, dois in Kobe e um em Nara, que se destacam entre os 296 restaurantes japoneses listados pelo guia.

A antiga capital imperial, Kyoto abriga 29 dos 59 restaurantes que receberam duas estrelas no último guia e 70 dos 222 que ganharam uma estrela.

Tóquio continua a ser a capital mundial da gastronomia, com 14 estabelecimentos com três estrelas, contra 10 de Paris.

“O Japão é um país único, com muitas cidades cheias de alta gastronomia”, disse Bernard Delmas, presidente do Michelin em Tóquio.

“Esta é a razão pela qual, ao chegarmos ao quinto aniversário do lançamento do guia Michelin ao Japão, continuamos a descobrir novas estrelas para apresentar a nossos leitores.”

O número de restaurantes com três estrelas em todo mundo atualmente é de 101, levando-se em conta a edição de 2012 do guia de Nova York, diz o comunicado. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo