Filme “Circular” faz estreia nacional no Festival do Rio

No próximo domingo, 16 de outubro, o longa-metragem “Circular” fará sua primeira exibição em território nacional, dentro da programação do Festival do Rio, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. A estreia será na Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro), às 19h15, em um evento fechado para imprensa, críticos e convidados.

Durante esta sessão de premiere, estarão presentes os cinco diretores, que realizaram o filme de forma coletiva e que também assinam o roteiro: Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno De Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon. Do elenco do filme, estará presente a atriz Letícia Sabatella, que vive uma artista plástica obsessiva, e os atores paranaenses Bruno Ranzani, Luiz Bertazzo e Débora Vecchi, que interpretam músicos de uma banda punk.

Entre segunda e quarta-feira, o filme terá mais quatro sessões no festival, todas abertas ao público: dia 17 no Cinema Novo às 21h, dia 18 no Ponto Cine às 16h, e duas exibições no dia 19 no Vivo Gávea 3 às 13h30 e no Vivo Gávea 1 às 20h20.“Circular” é o resultado dos trabalhos, ideias e talentos de cinco novos diretores oriundos da primeira escola de cinema do Paraná, a CINETVPR/FAP. O filme conta com cinco núcleos de personagens que não se conhecem, porém suas histórias se cruzam no interior de um ônibus: a artista plástica Cristina (Letícia Sabatella), o estrangeiro Carlos (Cesar Troncoso), o cobrador e pugilista Lourival (Santos Chagas), o policial evangélico Samuel (Marcel Szymanski) e os integrantes da banda punk Gengivas Podres (Bruno Ranzani, Luiz Bertazzo, Débora Vecchi e Gustavo Pinheiro).

Rosano Mauro Jr/ Divulgação
A atriz Letícia Sabatella.

Os cinco diretores realizaram um trabalho colaborativo, desde a elaboração do roteiro até a direção, em que cada um ficou responsável por dirigir seu próprio núcleo narrativo de personagens (também denominado excerto). Mesmo quando um deles assumia a direção, os demais estavam presentes no set de filmagens, contribuindo criativamente e auxiliando com outras etapas.

“Circular” é um dos cinco projetos contemplados no último Edital de Longa Metragem de baixo orçamento do Ministério da Cultura. Tem produção da Grafo Audiovisual e Processo Filmes, co-produção da Mega Color e Locall, e apoio da Prefeitura de Curitiba, Polícia Militar do Paraná, URBS e Diretran.

Voltar ao topo