Bolha inflável vira espaço de leitura na Biblioteca Pública

Frequentadores da Biblioteca Pública do Paraná foram surpreendidos nesta sexta-feira (23) com um novo e inusitado espaço de leitura, instalado no andar térreo do prédio, no Centro de Curitiba: uma espécie de bolha inflável, com cadeiras em seu interior.

A bolha, batizada de Baiúca pelo autor da obra, o artista Fernando Rosenbaum, faz parte da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, aberta no fim de semana passado. A programação da Vento Sul inclui uma série de intervenções urbanas pela cidade.  A bienal irá até 20 de novembro.

Rosenbaum explicou que a ideia da Baiúca é proporcionar uma experiência sensorial de abrigo ou casa. A obra é feita junto a situações urbanas diversas, de forma a convidar as pessoas a entrarem, criando seus usos, favorecendo um aspecto de intimidade, de relações e de trocas numa circunstância que é pública e problematizada.

A bienal traz obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade.

A primeira intervenção urbana da bienal na cidade foi uma pintura de 13 metros de altura na parede lateral da Casa Hoffman, no Setor Histórico, feita pelo artista curitibano Rimon Guimarães, um dos nomes mais conhecidos da street art brasileira.

Serviço:
Para conferir a programação completa basta acessar o site www.bienaldecuritiba.com.br.

Voltar ao topo