Teatro de bonecos promove espetáculos gratuitos em SP

A partir de amanhã, São Paulo vai se tornar a capital mundial do teatro de bonecos. Artistas de vários Estados do Brasil e de outros cinco países vão mostrar por que a arte da animação – que, segundo alguns historiadores, surgiu há 3 mil anos – não é só coisa de criança. Até domingo, o Projeto Sesi Bonecos terá 28 apresentações gratuitas no Teatro do Sesi, na Avenida Paulista, e no Parque do Ibirapuera.

“São Paulo é a principal cidade do País para o movimento do teatro de bonecos”, conta a chilena Sandra Vargas, do grupo Sobrevento, que há 28 anos adotou a capital paulista e há 25 fundou sua companhia. “Com alegria, há dois anos também abrimos a primeira – e por enquanto única – casa teatral de São Paulo dedicada exclusivamente ao teatro de bonecos”, diz ela, orgulhosa. O espaço funciona no Belenzinho, perto da Estação Bresser do Metrô, na zona leste.

Além dele, calcula-se que existam outras 30 companhias de teatro de animação em São Paulo. “A cidade influencia muito o nosso trabalho, porque aqui temos acesso a um movimento cultural muito forte, com grupos modernos e uma mistura de linguagens. São Paulo exige um nível alto de produção”, acredita Sandra.

E ela não é a única estrangeira que adotou a cidade e aqui fundou sua companhia. “Meu grupo é de São Paulo. Só sou argentino por acaso”, brinca Osvaldo Gabrieli, que em 1984 criou a companhia XPTO. “Somos um grupo extremamente urbano, com linguagem focada na cidade. Já fizemos montagens abertas em locais como o Anhangabaú, o Pátio do Colégio, o Ibirapuera e a Avenida Paulista. São Paulo é um palco muito grande.”

Programação – Os grupos de Sandra e Osvaldo são duas das várias atrações do festival que começará amanhã. A produção é imensa: envolve mais de mil profissionais e 500 toneladas de equipamentos. No Ibirapuera, serão quatro palcos. “Parece até logística daqueles megashows de rock”, empolga-se a idealizadora do festival, Lina Rosa Vieira. Toda a programação será de graça. Além dos espetáculo, haverá oficinas, exposições e shows musicais.

Em cena estarão artistas de renomadas companhias, como a de Viktor Antonov (Rússia), Jordi Bertran (Espanha), Girovago & Rondella (Itália), Hugo e Ines/La Santa Rodilla (Peru) e Viaje Inmóvil (Chile). O Brasil será representado por 16 atrações, entre as quais o XPTO e o Sobrevento (SP), além do Trip Teatro de Animação (SC), do Duas Companhias (PE) e do Giramundo (MG) – que está comemorando 40 anos de atividade. Depois a caravana seguirá para o Rio.

E o mês de agosto ainda terá outras atrações para quem curte teatro de bonecos. Produzida pelos grupos Circo Navegador e Cooperativa Paulista de Teatro, a Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos começou na última sexta-feira e vai até o dia 28. Todas as atrações são gratuitas e acontecem em parques, teatros, bibliotecas e centros educacionais de São Paulo (a programação completa está em http://migre.me/5uWVR). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sesi Bonecos – de amanhã a sexta, às 19h e 21h, no Teatro do Sesi (Av. Paulista, 1.313). retirar ingressos gratuitos (2 por pessoa) na bilheteria, no dia do espetáculo, a partir das 12h. Nos dias 20 e 21, a partir das 16h30, no Parque do Ibirapuera. Gratuito. www.sesibonecos.com.br

Voltar ao topo