Congada da Lapa na Sala do Artista Popular

Uma exposição na Sala do Artista Popular, na Secretaria de Estado da Cultura, apresenta os festejos do Auto da Congada por meio da visão dos artistas Vladimir Kozák, Marcos Campos e Socorro Araújo. A mostra “A Congada da Lapa em três tempos” será aberta nesta terça-feira (26) e permanece até 26 de junho, com entrada gratuita.

Considerada uma das principais expressões da cultura popular de matriz afro-brasileira, o Auto da Congada faz parte das tradições do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Nordeste. A manifestação, realizada no dia de São Benedito, 26 de dezembro, tem como argumento central a colonização portuguesa na África, particularmente o domínio e cristianismo dos reinos do Congo e Angola.

No Paraná, além da Lapa, há registros da realização de congadas em Curitiba, Castro e Paranaguá. Mas só a congada lapeana manteve-se até os dias atuais. Ao encenar o auto, os afrodescendentes da Lapa reafirmam a própria identidade, buscando visibilidade cultural em uma região marcada pela valorização da história das tradições dos imigrantes europeus.

O registro cinematográfico mais antigo desta manifestação no Paraná foi realizado por Vladimir Kozák, em 1951, e faz parte do acervo do Museu Paranaense. O filme reúne, em 50 minutos de imagens coloridas, as diversas etapas do Auto da Congada da Lapa.

Além do filme, a exposição mostra ao público acervos fotográficos de diferentes momentos da congada lapeana, com imagens de Marcos Campos e Socorro Araújo. A curadoria da mostra foi realizada por Vera Perly Dáttola, Maria Fernanda Maranhão e João Carlos Coronel.

Serviço

Exposição “A Congada da Lapa em três tempos”Local: Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/nº. Anexo à Secretaria de Estado da Cultura)
Data: de 26 de abril a 26 de junho
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Entrada gratuita
Informações: (41) 3321-4743

Voltar ao topo