Circuito OFF de Música agita o Teatro da Caixa

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a 11ª edição do Circuito OFF de Música, de 21 a 30 de janeiro. O festival, tradicional na capital paranaense, apresenta shows com grupos do Peru, Argentina e Brasil e aposta na sonoridade multiétnica.

Inspirado no Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF de Música foi criado como uma extensão da Oficina de Música, mas se consolidou como um evento independente e singular. A programação desta edição é exclusiva e se apresentam quatro grupos: os peruanos do Colectivo Palenke, os cariocas Eduardo e Roberto Taufic, o Trio Curupira de Campinas e os argentinos do Aca Seca Trio.

O grupo de arte peruano Colectivo Palenke, formado por cantores, músicos e bailarinos, apresenta um espetáculo que recria gêneros e ritmos afroperuanos, os fundido com elementos modernos e contemporâneos. O Palenke, desde 2008, busca difundir a cultura e a história peruana, através de apresentações cheias de força e energia. Pierr Padilla Vásquez (direção, dança, percussão e toque), Antonio Vilchez (dança, percussão e toque), Eddy Sànchez (guitarra), Luís Linares (baixo) e María Del Carmen Padilla (cantora) formam o grupo.

Os cariocas Eduardo e Roberto Taufic apresentam o projeto “Dois Irmãos”, celebrando a união de dois experientes instrumentistas com uma parceria criativa entre o violão e o piano. Descendentes de árabe, os irmãos possuem uma sonoridade peculiar com toques multiétnicos e uma pitada de jazz. O repertório é de composições próprias, em clima de descontração e improvisação.

O Trio Curupira, de Campinas, realiza um dos trabalhos mais criativos do gênero instrumental e foi destaque no Rock In Rio – Lisboa, em 2004. Foi também um dos finalistas no Prêmio Visa Instrumental no mesmo ano. Nascido em 1996, o grupo é composto por André Marques (pianista do grupo de Hermeto Pascoal), Fábio Gouvêa e Cleber Almeida. O Trio Curupira, que tem como base a genuína música do Brasil, passeia por diversos ritmos e apresenta uma enorme variedade de timbres. Em suas apresentações são usadas a formação tradicional de trio (piano, baixo e bateria) e outras com flautas, cavaquinho, guitarra, percussão, escaleta, entre outros instrumentos.

Já o Aca Seca Trio, formado por Andrew Beeuwsaert (teclados), Juan Quintero (violão e vocal) e Mariano Cantero (percussão), foi criado em 1999 e é voltado para a folk music. É referência de grupo folclórico e, em 2007, recebeu o prêmio concedido pela Fundação Konex como personalidade dos últimos 10 anos e foi nomeado pelo Prêmio Clarín como revelação do folclore. Em seu terceiro álbum o Aca Seca contou com a participação de Liliana Herrero, Malosetti Javier, Pedro Aznar, entre outros músicos ilustres.

Programação:

21 e 22 de janeiro – sexta e sábado: Colectivo Palenke – 19h
23 de janeiro – domingo: Colectivo Palenke (Peru) – 19h e 21h
Workshop com o grupo no dia 22 (sábado) das 14h às 16h – inscrições gratuitas no e-mail nucleo.cultura@gmail.com
28 de janeiro – sexta: Irmãos Taufic (Rio de Janeiro) – 19h
29 de janeiro – sábado: Trio Curupira (Campinas) – 19h
30 de janeiro – domingo: Aca Seca (Buenos Aires) – 19h e 21h

Serviço:

Circuito OFF de Música
Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR De 21 a 30 de janeiro
Hora: de sexta a domingo 19h e outros horários a confirmar
Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Voltar ao topo