O crescimento de Curitiba na lente de Synval Stocchero

Cento e vinte imagens que traduzem o crescimento urbano de Curitiba a partir de meados da década de 50. O trabalho foi feito pelo fotógrafo Synval Stocchero de 1940 até 2007, poucos meses antes de seu falecimento, e agora está reunido numa exposição organizada pela diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. A mostra abrirá na quarta-feira (15), às 19 horas, no Salão Paranaguá, do Memorial de Curitiba. A entrada é franca.

“Curitiba na Mira do Fotógrafo” cristaliza para sempre uma cidade que cresce, se moderniza e mira o futuro. Além da exposição, será feito o lançamento de uma edição especial do Boletim Casa Romário Martins com o material exposto.

O trabalho do Patrimônio Cultural começou em 2009 com os originais do trabalho do fotógrafo, cedidos por sua família. Integrado ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba, a Coleção Synval Stocchero, hoje composta por aproximadamente 400 imagens, enriquece o patrimônio formado por importantes coleções já preservadas.

“Com ações como essa, a Fundação Cultural reafirma seu compromisso com a difusão do patrimônio cultural da cidade e traz à apreciação pública um material inédito de um legado que, certamente, promete ainda muitas descobertas”, afirma a pesquisadora Maria Luiza Baracho.

Serviço:

“Curitiba na Mira do Fotógrafo” – Synval Stocchero
Data: 15 de dezembro (quarta)
Horário: às 19 horas
Local: Salão Paranaguá – Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem, Setor Histórico.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h.
Entrada franca